Açores nos 8 picos mais altos do mundo

Da RedaçãoMundo Lusíada

Divulgação

“Açores no topo do Mundo” é o projeto do alpinista Luís Bettencourt, que tem objetivo de hastear a bandeira dos Açores nos topos mais altos do mundo.

A pretensão é concluir o projeto em junho de 2011, no ponto mais alto de Portugal – Montanha do Pico. Além desta, o alpinista pretende escalar também mais oito cumes em cada continente.

"São 9 cumes que me proponho escalar tal como o número de ilhas da Região Autónoma dos Açores. Este projecto tem início dia 09 de Setembro de 2009, na montanha do Pico tal como pretendo-o terminar em Junho de 2011 nesta mesma montanha, a qual tem um significado muito especial para mim, por ter sido o meu primeiro cume" diz.

O aventureiro já iniciou a sua escalada, tendo chegado ao primeiro cume, Montanha do Pico Açores (com 2351m alt) no último dia 09 de setembro. As próximas escaladas acontecem a partir de novembro, com o Monte Kilimanjaro, localizado ao norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quénia, é o ponto mais alto da África, com 5.891,8 m.

Em janeiro de 2010, Luis Bettencourt segue com sua equipe para Oceania, para o Monte Kosciuszko, localizado nas Montanhas Nevadas, o ponto mais alto da Austrália. Em fevereiro, na Argentina, único ponto do alpinista na América do Sul será no monte Aconcágua (6.962 metros de altitude), nos Andes Argentinos, segundo ele, o ponto mais alto das Américas e do Hemisfério Sul, além de ser o pico mais elevado fora da Ásia.

Ele segue ainda para a América do Norte em junho de 2010 (Monte McKinley no Alasca), Europa em setembro de 2010 (Monte Elbrus na Rússia), em janeiro de 2011 para Antártida (Monte Vinson, com altitude de 4.892 m), e na Ásia com o Evereste (mais de 8 mil metros de altitude), a montanha mais alta do mundo, localizada na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China).

A viagem será encerrada com nova escalada nos Açores, na Montanha do Pico, à 2.351m acima do nível médio do mar, o ponto mais alto de Portugal.

O projeto tem um orçamento de cerca de 200 mil euros. Outras informações, além de fotos e agenda dos participantes, podem ser encontradas no site do projeto: www.topodomundo.pt.vu.

Nascido em Janeiro de 1974 na Ilha de São Jorge, arquipélago dos Açores – Portugal, Luis Bettencourt é praticante de vários desportos de aventura e dono da Aventour, empresa de Turismo Aventura que opera no arquipélago dos Açores, já participou em várias expedições internacionais de aventura com diversas ascensões em montanha.

"Também com este projeto pretendo ser um laço de união entre muitos Açorianos espalhados pelo Mundo, que partiram na Aventura de encontrar um melhor futuro, e tal como eu são aventureiros" afirma.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: