Visita oficial: Presidente alemão aponta Portugal como “exemplo de reformas bem-sucedidas”

Visita oficial em Lisboa. Foto MIGUEL A. LOPES/LUSA
Visita oficial em Lisboa. Foto MIGUEL A. LOPES/LUSA

Mundo Lusíada
Com agencias

O Presidente da República da Alemanha, Joachim Gauck, apontou Portugal como “um bom exemplo de reformas bem-sucedidas”, num quadro de “solidariedade europeia”.

“Aqui em Portugal temos um bom exemplo de reformas bem-sucedidas e da solidariedade europeia prestada. Aquilo que foi conseguido na Europa, não impediu Portugal de enveredar pelo rumo das reformas, não, ajudou Portugal. Isso de fato é impressionante”, afirmou Joachim Gauck.

O Presidente alemão, que se encontra em visita oficial a Portugal, falava durante um a conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém, a residência oficial da presidência portuguesa, em Lisboa.

Aprendemos a lição
Por sua vez, o Presidente Cavaco Silva, afirmou que Portugal aprendeu “a lição dos últimos anos”, manifestou-se convicto na continuação da “consolidação das suas contas públicas” e numa “trajetória de crescimento econômico” e “criação de emprego”.

Perante o Presidente da Alemanha, Cavaco Silva afirmou que é sua “convicção que Portugal continuará num rumo de consolidação das suas contas públicas, um rumo de garantia de sustentabilidade da sua dívida pública e na realização das reformas que são indispensáveis para a competitividade da economia portuguesa”.

“Aprendemos a lição dos últimos anos. O povo português teve um comportamento extremamente responsável e queremos agora entrar numa trajetória de crescimento econômico e de criação de emprego, em particular pensando nos nossos jovens que tem tido alguma dificuldade no acesso ao mercado de trabalho”, afirmou o chefe de Estado português.

Cavaco Silva quis também “testemunhar” que “nunca faltou a solidariedade da Alemanha” para com Portugal no, “período difícil” que Portugal atravessou, exemplificando com a “extensão maturidade da dívida”, o “quadro financeiro plurianual 2014 – 2020”, entre outras matérias.

O presidente português desejou que a Alemanha “tenha elevada taxa de crescimento econômico” e que “manifeste compreensão em relação aos esforços que Portugal fez nos anos mais recentes”.

Os presidentes foram questionados por um jornalista alemão acerca dos chumbos do Tribunal Constitucional português a medidas do Governo e Cavaco Silva disse segue a regra de não comentar as decisões daquele órgão de soberania.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: