Viseu: Moimenta da Beira ajuda nas finanças dos jovens

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira deu, no sábado, o primeiro passo para ajudar a dinamizar a vida financeira e social dos jovens daquele concelho. A autarquia anunciou a sua adesão ao chamado “movimento do retângulo azul”, com a implementação do Cartão Jovem Municipal. Para já, dezenas de comerciantes aderiram ao projeto, que conta com o apoio da Movijovem, em parceria com a Associação Nacional dos Municípios. 

Esta iniciativa, que chega agora aos jovens do concelho de Moimenta da Beira, na sequência do acordo de colaboração entre a Mobilidade Juvenil (Movijovem) e a Câmara Municipal local, “destaca-se por ser um contributo na vida financeira dos jovens e na tentativa de fixar esses cidadãos no concelho”, afirma Helena Alves, presidente da Movijovem.  

Segundo esta responsável, “o cartão serve como ferramenta dinamizadora da mobilidade juvenil que, através de um conjunto de vantagens, possibilita os jovens fazerem a gestão das suas finanças”. 

O Cartão Jovem é uma iniciativa nacional e de âmbito europeu, destinado a indivíduos com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos (inclusive). O cartão existe desde 1986 e é conhecido por dar vantagens em várias áreas do dia-a-dia. 

Este instrumento possibilita ter descontos, reduções, isenções ou serviços exclusivos, prestados por empresas privadas ou públicas, autarquias e associações. Dentre as vantagens, estão os descontos nos transportes públicos, como autocarros, comboios e viagens de avião, bem como na vertente lúdica, cultural e reduções no valor das propinas de algumas universidades particulares. Pode-se obter ainda descontos em cinema, festivais de música, viagens, pousadas de juventude, eventos desportivos, restaurantes, museus, monumentos, estabelecimentos comerciais, assinaturas de revistas e jornais, entre outros. 

O Cartão Jovem Municipal, que amplia o leque de ofertas em Portugal, no estrangeiro e agora neste município, tem ainda mais vantagens. Somente em Moimenta da Beira, cerca de 40 estabelecimentos comerciais aderiram ao projeto. 

“A ideia é facilitar a vida do jovem. Se uma pessoa for ao Colombo, em Lisboa, e decidir ir ao cinema, pode usufruir de descontos ao utilizar o seu Cartão Jovem”, sublinha Helena Alves. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Agostinho Correia, a adesão da autarquia a este projeto demonstra a atenção que o município dá aos jovens. O autarca frisou ainda a criação do Gabinete de Apoio à Juventude, como forma de apoiar essa faixa etária no concelho. 

“Queremos que o jovem tenha uma atitude participativa na nossa sociedade. Sendo assim, posso dizer que estou satisfeito e aberto a novas parcerias como esta, que seguem uma política não só nacional, mas também internacional e que, agora, está enquadrada nos conceitos locais”, comenta Agostinho Correia. 

O Cartão Jovem Municipal foi apresentado ao público durante o concurso Miss Moimenta da Beira 2006, do qual saiu vitoriosa a jovem Inês Melo de Lemos. O evento teve lugar num palco montado em frente às instalações da Biblioteca Municipal, onde foi assinado o acordo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: