União Europeia felicita Bolsonaro oito dias após eleição

Mundo Lusíada
Com agencias

Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu felicitaram Jair Bolsonaro neste dia 05, uma semana depois da sua eleição como Presidente do Brasil, dizendo-se preparados para fortalecer a “duradoura parceria estratégica” entre a União Europeia e Brasília.

“Em nome da União Europeia, gostaríamos de congratulá-lo pela sua eleição como Presidente do Brasil”, lê-se nas linhas iniciais da carta de felicitações endereçada a Jair Bolsonaro, divulgada esta segunda-feira pela Lusa.

Na missiva, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, recordam que a União Europeia e o Brasil têm uma “duradoura parceria estratégica”, que permitiu o desenvolvimento de uma cooperação extensa em temas bilaterais e multilaterais de interesse comum, como “o comércio, a ciência, a tecnologia, a defesa e a segurança, a energia, a proteção ambiental e os direitos humanos”.

“Estamos preparados para prolongar e fortalecer esta parceria durante a sua presidência para benefício dos nossos cidadãos, inclusive no contexto das negociações em curso para o acordo de livre comércio UE-Mercosul”, enfatizam.

Juncker e Tusk terminam com votos de “sucesso” a Bolsonaro no seu novo cargo, dizendo-se “ansiosos” para trabalharem com o novo presidente do Brasil.

Na passada segunda-feira, numa primeira reação ao triunfo do candidato de extrema-direita nas eleições de domingo, uma porta-voz da Comissão Europeia remeteu a “reação oficial” para a carta de felicitações que os presidentes do Conselho Europeu e do executivo comunitário iriam enviar “em breve” ao Presidente eleito.

Na conferência de imprensa diária do executivo comunitário da passada segunda-feira, e perante várias questões sobre se a UE está preocupada com a eleição de um candidato da extrema-direita para a presidência do Brasil, a porta-voz Natasha Bertaud limitou-se a dizer que Bruxelas espera que o Presidente eleito “trabalhe para consolidar a democracia”, considerando que “o Brasil é um país democrático, com instituições sólidas”, mas insistiu que era necessário esperar pelo conteúdo da carta de Juncker e Tusk.

Questionada, na conferência de imprensa de quarta-feira da Comissão, sobre a carta e reação oficial da UE à eleição de Bolsonaro, a porta-voz Natasha Bertaud voltou a dizer que a mesma iria ser enviada “muito em breve”.

Nesta manhã, o principal porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, anunciou que a carta de felicitações já tinha sido enviada, escusando-se, contudo, a revelar o seu conteúdo.

Transição

No primeiro dia de trabalho do grupo de transição de governo, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), nomeado ministro extraordinário e responsável por coordenar a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro, se reúne nesta terça-feira com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. Com essa agenda, ficam oficialmente abertas as atividades das equipes, que vão trabalhar em um espaço reservado no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, onde a segurança foi reforçada, segundo a Agencia Brasil.

Bolsonaro embarca para Brasília às 9h deste dia 06, na Base Aérea do Galeão, em um jato da Força Aérea Brasileira. A chegada está prevista para as 10h20, também na Base Aérea. O presidente eleito deverá estar acompanhado do empresário Paulo Marinho, do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e do ex-presidente do PSL Gustavo Bebianno.

Nas redes sociais, Jair Bolsonaro já divulgou que, ao longo da semana, sua equipe terá o primeiro acesso aos números e informações de governo. “Esta semana damos mais um grande passo, com o início do funcionamento do grupo de transição de governo, absorvendo informações para a restruturação do Brasil”, destacou.

De acordo com relatos de assessores próximos a Bolsonaro, sua equipe pretende trabalhar em três etapas: a primeira para análise da situação, em seguida avaliação sobre como reduzir gastos e pessoal e a última, definição de metas e dados.

Nesta segunda, o presidente eleito recebeu no Rio o embaixador da China, Li Jinzhang, manifestando o interesse do novo governo em manter negócios com o país. Bolsonaro já havia declarado que não pretende fazer distinção ideológica em relação a comércio.

Em seguida, recebeu o embaixador da Itália, Antonio Bernardini. O presidente eleito, que é descendente de italianos, já garantiu que, assumindo o governo, irá extraditar Cesare Battisti para o seu país de origem. O ativista político italiano, acusado de terrorismo, obteve o benefício concedido pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O candidato do Partido Social Liberal (PSL, de extrema-direita) Jair Messias Bolsonaro, 63 anos, capitão do Exército brasileiro reformado, foi eleito em 28 de outubro, no segundo turno das eleições presidenciais, o 38º Presidente da República Federativa do Brasil.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: