Uma parceria cada vez mais rica e diversa entre Portugal e o Brasil

Por Francisco Ribeiro Telles

Embaixador de Portugal

 

Francisco Ribeiro Telles
Francisco Ribeiro Telles

Aproveito a edição de fim de ano do Jornal Mundo Lusíada para um breve balanço das relações entre Portugal e o Brasil em 2013.

2013 foi um ano rico em visitas, eventos e avanços em todos os quadrantes das relações luso-brasileiras.

Desde logo, a visita ao nosso país da Presidente Dilma Rousseff, a 10 de Junho, que culminou um ano de intensos contactos entre Portugal e o Brasil nas mais diversas áreas. Por essa ocasião, teve lugar a nossa XIª Cimeira bilateral, na qual foram assinados importantes acordos para uma aproximação ainda maior entre os nossos dois países e os nossos cidadãos.

Destaco o Acordo entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Andifes (Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil) que permite o reconhecimento mútuo de diplomas universitários. Estão agora a ser assinados os acordos bilaterais entre 18 Universidades portuguesas e as suas congéneres brasileiras, e, no passado dia 6 de dezembro, foi assinado, em Brasília, entre a Ordem dos Arquitectos de Portugal e o Conselho de Arquitectura e Urbanismo do Brasil, um acordo, considerado já histórico, que visa garantir a reciprocidade nas condições de admissão e de registo de arquitectos portugueses e brasileiros nas duas associações profissionais.

Na Cimeira, foi igualmente assinado um acordo com o Biocant Park de Cantanhede, importante centro de inovação em biotecnologia. Esta nova parceria, que vem juntar-se ao acordo de Cooperação já existente na área da nanotecnologia com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, é um sinal claro da aposta dos nossos países numa cooperação mais estreita para vencer os desafios tecnológicos do futuro.

A nível económico, o Brasil ocupa, cada vez mais, um lugar de destaque na estratégia de diversificação de mercados por parte das empresas portuguesas, fruto não só da atual conjuntura nacional e internacional, mas também da crescente especialização dos nossos exportadores em setores de elevado valor-acrescentado.

Pela primeira vez desde há décadas, tudo indica que o crescimento das exportações portuguesas para este mercado conduzirá, em 2013, a uma balança comercial excedentária a favor de Portugal.

Além das trocas comerciais, o investimento direto com elevado valor-acrescentado entre os dois países também tem ganho novo fôlego nos últimos anos. São disso exemplo as duas fábricas da Embraer em Évora, os significativos investimentos portugueses no Brasil, nomeadamente através da GALP e da EDP, e a anunciada fusão entre a Portugal Telecom e a OI.

Estes resultados valeram à Embaixada de Portugal no Brasil o 1º lugar na primeira edição do Prémio da Diplomacia Económica, atribuído pela Aicep, que aproveito para partilhar com toda a Comunidade portuguesa no Brasil que vem reforçando, com o seu empenho e incansável trabalho, os laços económicos entre os dois lados do Atlântico.

2013 foi também o Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, que teve início em Brasília, a 7 de setembro de 2012, com um concerto de Marisa e Roberta Sá, e se encerrou em Lisboa, no dia 10 de junho deste ano, com um concerto de Maria Bethânia. Esta importante mostra do que de mais moderno e inovador se faz em Portugal e no Brasil contribuiu para atualizarmos imagens, contactos e relações entre os dois países e os dois povos.

Foi um ano rico em iniciativas de qualidade e muito variadas – culturais, empresariais, académicas, desportivas – que nos permitiram trazer um pouco da nossa identidade e da nossa modernidade a todo o Brasil, de Rio Branco a Porto Alegre, passando por Manaus, Belém do Pará, Recife, Maceió, Natal, Salvador da Bahía, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba ou Florianópolis. Foram mais de 300 eventos de parte a parte, que chegaram, direta ou indiretamente, a milhões de pessoas. Estou certo que o Brasil e os Brasileiros não ficaram indiferentes a esta grande mostra do Portugal de hoje que, a partir desta atualização de imagens, contribuirá para criar correntes criativas entre os nossos países que nos continuarão a aproximar no futuro.

Em 2014, terá lugar no Brasil a Copa do Mundo de Futebol, na qual teremos o prazer e o privilégio de aqui ver jogar ao vivo a nossa selecção nacional.

2014 será novamente, estou certo, um ano rico em trocas, nas mais diversas áreas, entre Portugal e o Brasil. Juntos, continuaremos a caminhar para uma parceria cada vez mais rica e mais diversa entre os nossos países.

A todos os leitores do Mundo Lusíada e suas famílias, desejo umas Boas Festas e um próspero 2014.

 

Por Francisco Ribeiro Telles
Embaixador de Portugal no Brasil em artigo especial para a edição de ano do Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: