UE/50 anos: Cavaco Silva fez debate à porta fechada sobre Europa

 

Da Agencia Lusa

 

Presidência Portuguesa

O Presidente da República, Cavaco Silva, juntou no Palácio de Belém, um grupo de 30 personalidades ligadas à adesão e participação de Portugal na Europa, para assinalar os 50 anos do Tratado de Roma, na segunda 26 de março.

No encontro, participaram os ex-ministros dos Negócios Estrangeiros desde o pedido de adesão à então CEE, em 1977. Nos jardins de Belém, Cavaco passou com os ex-governantes Carlos Corrêa Gago, Freitas do Amaral, André Gonçalves Pereira, Jaime Gama, Pedro Pires de Miranda, João de Deus Pinheiro, Martins da Cruz, Teresa Patrício Gouveia e António Monteiro.

Além dos ministros e dos dois ex-comissários europeus, Cardoso e Cunha e António Vitorino, estiveram no encontro os antigos secretários de Estado responsáveis pelos assuntos europeus, os antigos representantes permanentes de Portugal na União Européia e os responsáveis pelas negociações de adesão.

O ex-Presidente Mário Soares, o primeiro-ministro que subscreveu o pedido de adesão, em 1977, não foi convidado. No sábado, o Presidente justificou a ausência de Soares dizendo que o encontro visa “homenagear os funcionários executivos que criaram condições para uma boa adesão”. “Foi o critério escolhido e acho que é muito, muito claro”, afirmou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: