UE lança rede de rádios em 10 idiomas, incluindo português

Da Agencia Lusa

A Comissão Européia (braço executivo da União Européia) assinalou, em Bruxelas, o lançamento de uma nova rede de rádios européias que a partir de abril emitirá diariamente programas relacionados à UE em parceira com diversos Estados-membros, incluindo Portugal.

A "rede Européia" integra inicialmente 16 estações de rádio de 13 países, entre elas a rádio Europa-Lisboa, e ao longo do primeiro ano as emissões serão difundidas em 10 idiomas (incluindo o Português), mas o objetivo é o consórcio vir a incluir mais estações – pelo menos uma por Estado-membro – e evoluir gradualmente para as 23 línguas da UE.

Os programas desta rede Euranet, cuja interatividade diária terá uma duração entre os 30 e 60 minutos, incluem noticiários, entrevistas, debates, reportagens e eventos ao vivo, e no próximo mês de julho será lançado o seu portal de Internet.

A coordenação editorial da rede estará a cargo da alemã Deutsche Welle, enquanto a francesa Rádio France International tem sob sua responsabilidade a coordenação financeira.

A vice-presidente da Comissão Européia, Margot Wallstrom, afirmou à Lusa em 26 de fevereiro que, enquanto comissária com a pasta da estratégia da Comissão, uma das suas grandes prioridades é melhorar o acesso dos cidadãos à informação sobre a UE, e este projeto enquadra-se no objetivo de estimular o debate sobre assuntos comunitários a um nível pan-europeu.

A comissária destacou também a "independência editorial" desta nova rede de estações de rádios européias.

Deixe uma resposta