UE investe 7 bilhões de euros em pesquisa e espera gerar 174 mil postos de trabalho

O Brasil, que também pode se inscrever para os projetos, é um dos países que mais crescem na cooperação com a UE. Atenção especial será dada para as Pequenas e Médias Empresas, com pacote de 1 bilhão de euros.

Da Redação

A Comissária de Pesquisa, Inovação e Ciência da Comissão Européia, Máire Geoghegan-Quinn, anunciou um aporte de quase 7 bilhões de euros voltados para a inovação e a pesquisa. A previsão do maior pacote de financiamento deste tipo jamais atribuído pela Comissão Européia, no âmbito do Sétimo Programa-Quadro da UE (FP7), venha a gerar, em curto prazo, cerca de 174 mil postos de trabalho e, ao longo de 15 anos, quase 450 mil postos de trabalho, além de 80 bilhões de euros de crescimento do PIB.

O investimento será voltado para uma série de editais (calls) em quatro programas do FP7: Cooperação, Capacidades, Pessoas e Idéia. Em todos os editais há vários tópicos (subeditais) diferentes, que são oficialmente lançados entre julho de 2011 e junho de 2012.

O Brasil é um dos países que mais crescem na cooperação com a União Européia. Os brasileiros podem participar de todos os editais, com raras exceções. A Comissão Européia recomenda que as instituições e pesquisadores brasileiros leiam o ‘work programme’ de interesse com maior atenção para começar a preparar os projetos o quanto antes.

Os Programas-Quadro são o principal instrumento de financiamento em ciência e tecnologia que a União Européia (UE) disponibiliza para seus Países-Membros e demais países de outros continentes, fomentando significativamente a cooperação internacional. O Sétimo Programa-Quadro (FP7) é a versão atual do Programa e configura-se como o principal instrumento de financiamento utilizado pela União Européia para apoiar atividades no âmbito dos seus programas. O 7º Programa-Quadro, que entrou em vigor em 2007 e se estenderá até 2013, mobilizará cerca de 54 bilhões de euros para distribuir entre os projetos aprovados.

No Brasil, o Bureau Brasileiro para Ampliação da Cooperação Internacional com a União Européia (BB.Bice) é responsável, no âmbito do FP7, pelo reforço da cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação com a UE. Instituições e pesquisadores brasileiros interessados em conhecer ou participar do FP7 podem procurar o BB.Bice pelo site http://www.bbice.unb.br. A equipe do BB.Bice traduzirá alguns editais específicos.

Crescimento da pesquisa e inovação no mundo

As concessões promoverão pesquisas para abordar os maiores desafios enfrentados pela Europa e pelo mundo. Universidades, organizações de pesquisa e indústria estarão entre os mais de 16 mil receptores de financiamento. E uma atenção especial será dada para as Pequenas e Médias Empresas, incluindo um pacote de aproximadamente 1 bilhão de euros. Além disso, haverá um novo Prêmio para Mulheres Inovadoras, cujo trabalho tenha sido financiado pelo FP7 ou por programas anteriores.

“A Europa dá hoje, mais uma vez, provas do seu empenho em colocar a pesquisa e a inovação no topo da agenda política para o crescimento e o emprego. A concorrência existente na UE para a obtenção destes financiamentos reunirá os melhores pesquisadores e inovadores europeus, com o objetivo de enfrentar os maiores desafios da nossa época, nomeadamente nos domínios da energia, da segurança alimentar, das alterações climáticas e do envelhecimento da população” declarou a Comissária Geoghegan-Quinn.

“A Comissão propõe um aumento significativo do financiamento em favor da pesquisa e da inovação, no âmbito do programa Horizonte 2020, para o período pós-2013, e, com os convites hoje anunciados, pretendemos mostrar aos contribuintes que estamos determinados a rentabilizar o melhor possível cada euro investido”, finaliza.

Para mais informações, acesse o site: http://www.bbice.unb.br/ e http://cordis.europa.eu/.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: