Turismo foi um dos “motores da recuperação econômica e criação de emprego” diz Passos Coelho

PassosCoelho_CimeiraTurismo
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, discursa na II Cimeira da Confederação do Turismo Português “Algarve: construir o futuro”, que decorreu em Faro, 22 de novembro de 2013. LUIS FORRA/LUSA

Mundo Lusíada
Com Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que o turismo foi um dos “motores da recuperação econômica e da criação de emprego”, depois de ter registrado nos primeiros oito meses do ano um aumento das receitas de 7,3%.
“As exportações do turismo crescem há 45 meses consecutivos. Em termos de receitas turísticas Portugal cresceu 7,2% em 2011 e 5,6 em 2012, registrando-se nos primeiros oito meses do ano uma evolução positiva de 7,3%”, afirmou Passos Coelho no discurso proferido na II Cimeira do Turismo Português, realizada em 22 de novembro em Vilamoura, no Algarve.
Segundo o primeiro-ministro, Portugal cresceu “no número de turistas, dormidas, receitas, taxas de ocupação, proveitos das empresas, o que permitiu acomodar a queda mais ligeira do que no ano passado do turismo interno”. “Em alguns indicadores batemos recordes históricos”, afirmou.
Pedro Passos Coelho disse que os resultados turísticos contribuíram para o ajustamento externo que tem sido feito “com a realização do equilíbrio da balança, de bens e serviços, e de um pequeno excedente na conta corrente e de capital, que se alargará consideravelmente no próximo ano”.
O crescimento do turismo contribuiu também, segundo o primeiro-ministro, para a redução da taxa de desemprego nos últimos seis meses, mas sublinhou que “o mérito cabe aos empresários e trabalhadores e aos agentes envolvidos, cujo esforço redobrado é agora mais recompensado”.
O primeiro-ministro diz que o Governo tem procurado apoiar o esforço das empresas turísticas, com o lançamento de linhas de apoio à tesouraria e à consolidação financeira e “com dotações de 230 milhões de euros”, estando também a ser revistos os mecanismos de financiamento do setor turístico.
Pedro Passos Coelho acrescentou que o Governo pretende tornar o setor do turismo numa atividade de “concorrência leal”, afirmando que se encontra em preparação um diploma “para a melhor regulação do alojamento local e para combater no alojamento paralelo”, que deve ser “aprovado no início de 2014”.
O governante disse ainda que “as restrições reais” não permitem reduzir a carga fiscal sobre as famílias e sobre o consumo “tão rapidamente como desejaria”.
Pedro Passos Coelho disse ainda que a restante carga fiscal “também tem que ser corrigida, baixando-a de modo permanente”. “É por isso que é tão importante efetuar reduções estruturais na despesa pública, para que assim possamos efetuar reduções também elas permanentes nos impostos sobre as famílias e o consumo”, acrescentou.

Olhos do mundo virados a Portugal

O Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, afirmou que Portugal tem conseguido chamar a atenção do turismo internacional: “Portugal tem neste momento os olhos do mundo inteiro do ponto de vista do turismo virados para cá”, acrescentando que deverão realizar no País mais eventos com a Organização Mundial do Turismo.
Adolfo Mesquita Nunes, no Estoril, Cascais, durante a terceira conferência internacional sobre Turismo e Media da Organização Mundial do Turismo (OMT), afirmou que Portugal está sendo descoberto por “grandes operadores, pela comunicação social”.
“Portugal já é vice-presidente da OMT para a Europa e vamos utilizar essa vice-presidência e estes contatos privilegiados para reforçar esta nossa posição, mas no futuro queremos continuar a organizar mais eventos que procurem chamar a atenção para a posição geoestratégica de Portugal. Teremos tempo de falar sobre isso, mas será ainda no primeiro trimestre”, afirmou Adolfo Mesquita Nunes.
O Secretário de Estado reafirmou que 2013 tem sido um ano positivo para Portugal no turismo, com mais 8% de turistas estrangeiros, mais 8% de dormidas de estrangeiros, mais 7% de receitas e o saldo positivo da balança de pagamentos de mais 8%.
O Secretário de Estado destacou a nova forma de promover o turismo em Portugal, a aposta vai agora para a divulgação online e no contato direto com os grandes operadores, esta aposta tem tido resultados positivos e realçou as alterações operadas pelo Governo aos regimes das agências de viagens, das empresas de animação turística e dos empreendimentos turísticos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: