Trás-os-Montes investe 6,3 milhões para combater insucesso escolar

Da Redação
Com Lusa

Terra natal de muitos portugueses emigrados no Brasil, a região de Trás-os-Montes repensou a problemática do abandono escolar.

Nesta segunda-feira, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes apresentou em Macedo de Cavaleiros uma estratégia tida como “inovadora” para combater o insucesso escolar que está dotada de 6,3 milhões, a ser aplicar nos próximos 36 meses.

A meta do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE- TTM) tem por missão reduzir o insucesso e o abandono escolar em 25% e vai abranger, no mínimo, três mil alunos, dos cerca de 11 mil matriculados nas escolas existentes nos nove concelhos que integram a CIM transmontana.

“O PIICIE contempla um conjunto de 22 projetos a executar num prazo de 36 meses, sendo que sete são transversais aos nove municípios da CIM-TTM e 15 promovidos por cada município”, explicou o líder da CIM transmontana, Artur Nunes.

Para o também autarca de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, pela primeira vez, o território olha de forma conjunta para esta problemática do abandono e insucesso escolar.

“Temos um plano conjunto que envolve as autarquias e intuições públicas e que visa capacitar e valorizar toda a comunidade escolar que vai desde os professores, alunos até os pais ou encarregados de educação” observou.

Segundo dados divulgados pela CIM-TTM, no decurso da cerimônia de apresentação do PIICIE- TTM presidida pelo secretário de Estado da Educação, mostraram que ensino básico, a taxa de retenção e desistência no ano letivo de 2015/16, foi de 7,3, um valor superior à média da Região Norte (5,6%) e à do Continente (6,6).

No mesmo ano, e no ensino secundário, manteve-se a mesma tendência: a taxa de retenção e desistência foi de 19,2% também superior à média nacional.

“O problema do insucesso escolar é muito complexo, em que a pobreza persiste em ser o principal obstáculo, sendo um problema que não se resolve só na escola. É também, um problema de toda a comunidade”, frisou João Costa

O PIICIE-TTM assenta no trabalho colaborativo e em rede entre a CIM-Terras de Trás-os-Montes, Municípios, Agrupamentos Escolares e outros parceiros institucionais.

“Por este motivo é importante se conheçam uma as outras e que partilhem as melhores praticas. Este processo é exemplar porque ele [PIICIE-TTM] foi construído em rede”, enfatizou o governante.

Já o diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, António Santos, que é um dos mais antigos no cargo no distrito de Bragança, referiu que o PIICIE-TTM vai ser um plano importante para reduzir o insucesso e o abandono escolar.

“Vamos ter um conjunto de ferramentas muito importante para o próximo ano letivo, como o trabalho das equipes multidisciplinares, ou aprofundar e dar condições técnicas para a promoção da leitura ou das ciências experimentais no 1º ciclo”, exemplificou o docente.

O PIICIE-TTM está integrado na estratégia de desenvolvimento e coesão territorial da região, é financiado pelo Fundo Social Europeu em 5,42 milhões de euros, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2020.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: