Tony Blair pede Brasil no Conselho de Segurança da ONU

 

Ricardo Stuckert/PR

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido,Tony Blair, no Fórum Econômico Mundial. Ao fundo, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

“Um Conselho de Segurança da ONU sem Alemanha, Japão, Brasil ou Índia, sem falar nos países africanos ou nações islâmicas irá, com o tempo, não apenas perder legitimidade aos olhos do mundo, mas seriamente inibir qualquer ação efetiva”, disse o primeiro-ministro.

O apoio foi feito na sessão de encerramento do fórum, em Davos. Blair disse que o futuro dos três principais assuntos da reunião – comércio mundial, mudanças climáticas e África – ainda não está definido, mas houve progresso em cada um deles. “O que realmente ocorre é que as nações, até as maiores, estão percebendo que não podem ter interesses nacionais estreitos sem perceber os amplos valores globais”.

O primeiro-ministro britânico afirmou ainda, segundo a nota do Fórum Econômico Mundial, que tem um “otimismo cauteloso” sobre as negociações na Organização Mundial de Comércio (OMC). Ele teve reuniões em Davos com o presidente George W. Bush, dos Estados Unidos, Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e a chanceler alemã Angela Merkel.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: