Sistema de voto antecipado está preparado para um milhão e 200 mil eleitores

Mundo Lusíada

O sistema de voto antecipado em mobilidade nas eleições legislativas em Portugal está preparado para um milhão e 200 mil eleitores, através de 2.600 secções, que poderão ainda ser aumentadas.

Numa declaração à comunicação social, em Lisboa, após ter recebido os partidos com assento parlamentar, a Ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, disse que o Governo quer “garantir que o maior número de pessoas possam votar antecipadamente”, para prevenir situações de isolamento devido à Covid-19 na data das eleições, e esta modalidade de voto “provavelmente vai ser a grande tônica desta eleição”.

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, por sua vez, disse que a administração eleitoral, na sequência do agravamento da situação de pandemia, decidiu reforçar o voto antecipado em mobilidade e que, «nesse sentido, passaram-se das 675 secções de voto que havia nas eleições presidenciais, num primeiro momento, para 1.300 e agora, num segundo momento, para 2.600.

“Significa isto que a administração eleitoral tem o voto antecipado preparado para um milhão e 200 mil portugueses, o que dá cerca de mais 20% daquilo que é a votação habitual em termos de legislativas. Para terem uma ideia, nas eleições presidenciais em voto antecipado em mobilidade 246.922 eleitores, o que significa que se passássemos para 1 milhão e 200 mil mais do que quintuplicávamos o número de votantes”, afirmou.

Antero Luís reiterou que “o apelo que a administração eleitoral e que o Governo faz é que os portugueses se inscrevam no voto antecipado em mobilidade”.

“É fácil a inscrição, porque basta, por um lado, ir ao site www.votoantecipado.mai.gov.pt e inscrever-se, mas se não o fizer ou não tiver essa possibilidade basta um simples email ou uma carta para a administração eleitoral para ficar inscrito”, salientou.

O Secretário de Estado disse ainda que «a administração eleitoral, se for necessário, ainda escalará esta dimensão» do voto antecipado em mobilidade, em função das inscrições, que serão feitas entre 16 e 20 de janeiro, sendo a votação no domingo dia 23.

Estrangeiro

O governo português também já divulgou informação sobre voto antecipado para os eleitores recenseados em território nacional que se encontrem temporariamente deslocados no estrangeiro, para a eleição da Assembleia da República, decorre entre os dias 18 e 20 de janeiro nas embaixadas e postos consulares.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: