Seixas da Costa lança obra em Lisboa

Da Redação Com Portugal Digital

 

Divulgação

O embaixador Francisco Seixas da Costa, que lidera atualmente a diplomacia portuguesa em Paris, depois de ter estado à frente da Embaixada de Portugal em Brasília, apresentou em Lisboa o livro “Apontamentos”, reunindo uma série de textos escritos entre 2005 e 2009, alguns deles destinados originalmente a públicos do Brasil.

Destacando a "presença dominante" da questão européia, Seixas da Costa refere na introdução do livro que foi levado a "enveredar por um questionamento do papel de Portugal no mundo contemporâneo, bem como da ação dos agentes diplomáticos portugueses nesse contexto".

"Hesitei muito antes de publicar este volume, em particular numa coleção com o selo oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Com efeito, reconheço que estes textos saem frequentemente fora do conceito da pura diplomacia e enveredam por áreas em que terrenos da política externa se cruzam com uma leitura algo pessoal e geracional das situações, frequentemente tributária das várias experiências que fui tendo ao longo do tempo", nota o embaixador na introdução do livro, apresentado em 04 de janeiro, em Lisboa.

Francisco Seixas da Costa acredita que o livro poderá "estimular algum debate de ideias, em especial junto das novas gerações, a quem pertence o futuro do serviço diplomático português".

A obra inclui temas como "Portugal e a política externa brasileira", "A dimensão política do projeto europeu", "Segurança e defesa europeias" e "Pensar Portugal no mundo", entre outros textos.

O livro "Apontamentos", de Seixas da Costa, é editado pelo Instituto Diplomático, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, inserido na coleção "Biblioteca Diplomática".

Deixe uma resposta