Secretário garante funcionalidade do Consulado de Santos

António Braga foi recebido em almoço pela comunidade de Santos, e garantiu a qualidade nos serviços diplomáticos.

Odair SeneMundo Lusíada

 

Mundo Lusíada

>> Paulo Mendes, Leopoldo Arias, o secretário António Braga, Ernesto Vieira, Alex Mendes e José Duarte de Almeida Alves.

 

A comunidade portuguesa local esteve reunida para uma recepção ao Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Antonio Braga, no sábado, 13 de dezembro na Choperia Black Jaw, espaço anexado ao Mendes Convention Center, em Santos. Com a presença do prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa, o Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiros de Ataíde, e o vice-Cônsul em Santos, Dr. Rogério Vieira, os portugueses da Baixada Santista (representando praticamente todas as entidades luso-brasileiras locais) estiveram reunidos em um almoço que daria posse ao novo Cônsul Honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes. Porém, por recomendações médicas, Mendes não pode estar presente, e o evento foi organizado pelo membro do Conselho das Comunidades Portuguesas e presidente da Sociedade União Portuguesa, José Duarte de Almeida Alves.

Na abertura da solenidade, o prefeito santista falou sobre o descontentamento da comunidade portuguesa com a desativação do Consulado, após anunciado o projeto de reestruturação consular do governo de Portugal. “É de todo direito do governo português, é uma medida de bom senso fazer uma reestruturação na sua estrutura. Mas encontramos uma saída que eu penso, e acho que a comunidade portuguesa concorda, que atende plenamente as nossas expectativas. Nós teremos à frente deste Consulado Honorário um grande empreendedor da nossa comunidade e do nosso país que é o Sr. Armênio Mendes”, elogiou João Papa.

O prefeito ainda citou as condições favoráveis disponíveis na cidade para bem atender os portugueses da região com tecnologia e sistemas de comunicação. Dirigindo-se ao secretário, Papa ainda afirmou que “esta é a cidade mais portuguesa do Brasil, tenha certeza disso. Aqui a cultura portuguesa está presente em todos os cantos, em todos os bairros, em todos os espaços públicos e privados. Nós temos ainda muito o que construir, o que aproximar os nossos laços afetivos, econômicos, culturais”, defendeu.

Durante seu pronunciamento, o Cônsul de Portugal em São Paulo ressaltou a nova fase que passa a viver a cidade de Santos, em termos de serviço consular. “As pessoas que integram a comunidade portuguesa em Santos podem ter certeza que vão ter um Consulado capaz de lhes dar todo o apoio”, afirmou Queiros de Ataíde. “E obviamente podem contar com o apoio do Consulado em São Paulo, como sabem é um Consulado muito grande, eu tenho uma agenda de atividade muito intensa mas para mim, quando puder, será sempre um grande prazer vir aqui a Santos e estar com todos vocês”, disse o Cônsul-Geral assumindo o compromisso de dar todo suporte ao novo Consulado-Honorário no litoral.

O Secretário de Estado se pronunciou abordando principalmente as relações entre Portugal com os países de acolhimento, a nova fase do funcionalismo do Consulado e Consulado Honorário em Santos, além das novidades já para o primeiro trimestre de 2009, com o programa NetInvest, voltado aos empresários portugueses da diáspora. Ao final do evento, a família Mendes representada pelo Leopoldo Arias, Alex Mendes e Paulo Mendes, procederam a entrega ao Secretário de Estado de um livro, editado por eles, sobre a história da cidade de Santos.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: