Ministro não aceita demissão de Secretário da Saúde: “Sairemos juntos”

[ Atualizado às 18h ]

Da Redação
Com EBC

Em coletiva de imprensa sobre a situação do novo coronavírus no Brasil, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, permanecerá no cargo, e que não aceitaria sua demissão. “Entramos no Ministério juntos, estamos no Ministério juntos e sairemos do Ministério juntos”, afirmou o ministro Mandetta.

Nas últimas semanas, Oliveira participa das coletivas de imprensa, ao lado de Mandetta e do secretário executivo do ministério, João Gabbardo, para apresentar os dados e as ações da pasta de enfrentamento ao novo coronavírus. Nos últimos dias, aumentaram as notícias sobre a possibilidade de o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deixar o cargo diante do embate com o presidente Jair Bolsonaro, que é contrário ao isolamento social que paralisou a economia no país.

“Hoje teve ruído por causa do Wanderson, que ele falou que ia sair e isso chegou lá para mim e disse que não aceito. O Wanderson está aqui, acabou esse assunto e nós vamos trabalhar juntos até o momento de sairmos juntos do Ministério da Saúde. Por isso fiz questão de vir até aqui na coletiva de hoje” disse o ministro.

O Ministério da Saúde chegou a comunicar para a imprensa, neste dia 15, que o secretário de Vigilância pediu demissão pela manhã.

Oliveira é doutor em epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua também como professor da Escola Fiocruz de Governo da Fundação Oswaldo Cruz, em Brasília, e é servidor público federal, enfermeiro epidemiologista do Hospital das Forças Armadas, do Ministério da Defesa. Tem mais de 20 anos de experiência profissional, sendo 16 anos no Ministério da Saúde, onde também atuou na coordenação da Resposta Nacional às Emergências do zika vírus, em 2015, e de H1N1, em 2009.

Casos no Brasil

O Brasil bateu recorde de casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em um dia. De acordo com a atualização dos números divulgada pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (15), foram registrados 3.058 casos de infecção pelo novo coronavírus, totalizando 28.320. O número de mortes em 24 horas foi de 204, totalizando 1.736 óbitos em todo o país.

O aumento no número de casos foi de 12% em relação ao dia 14, quando foram contabilizados 25.262, e de 27% em relação a segunda-feira (13), quando o balanço do Ministério da Saúde indicava 22.169 pessoas infectadas.

Já o número de óbitos subiu 13% em relação a ontem, quando o país contabilizava 1.532 mortes. Na comparação com segunda-feira, quando eram 1.223 óbitos, representou uma elevação de 42%.

A maior parte das notificações da lista nacional está em São Paulo, com 11.043 casos confirmados e 778 mortes. Agora, todos os estados, além de casos confirmados, também apresentam óbitos pela doença, incluindo Tocantins, que até esta terça-feira (14) ainda não registrava mortes.

Atualmente, os estados do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima estão em estado de emergência, ou seja, precisam de redobrar os cuidados em relação à prevenção do coronavírus por estarem 50% acima da incidência nacional de casos de coronavírus.

Do total de casos, 6.634 estão em estado grave, necessitando de internação em hospitais de referência em todo o Brasil. Atualmente, dos 1.736 óbitos confirmados, 73% ocorreram em pessoas com mais de 60 anos e 73% do total das vítimas apresentavam pelo menos um fator de risco.

O Ministério da Saúde vai garantir a manutenção de 220 leitos de UTI adulto exclusivos para o atendimento de pacientes graves ou críticos por conta de infecção por coronavírus, para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Piauí. A garantia é dada por meio de habilitação concedida pela pasta, em caráter excepcional, por um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada enquanto houver emergência em saúde pública no país decorrente da COVID-19. Por cada leito serão pagos R$ 1,6 mil reais por mês.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: