Secretário de Estado iniciou visita oficial de sete dias à China

Lusa – O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, iniciou em Pequim, na segunda-feira, 04 de setembro, uma vista oficial de sete dias que o levará também a Xangai, o centro econômico, industrial e financeiro da China, onde deve inaugurar o novo consulado português. António Braga começa a vista oficial à China num encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Li Zhaoxing, reunindo-se depois com o ministro-assistente dos Negócios Estrangeiros, Kong Quan, e com Jiang Enzhu, presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros da Assembléia Nacional Popular chinesa. 

António Braga parte terça-feira para Xangai, onde inaugura no dia seguinte o consulado-geral de Portugal na cidade chinesa, que já se encontra em funcionamento. 

Este consulado abrange o município autónomo de Xangai e as províncias orientais chinesas de Zhejiang, Anhui, Jiangsu e Jiangxi, grandes regiões de origem de visitantes chineses a Portugal. 

O responsável português vai encontrar-se com membros do governo autónomo de Xangai, que organiza a Exposição Universal de 2010, para a qual a empresa portuguesa Parque Expo quer obter um contrato de consultadoria, um objetivo que tem recebido apoio do governo de Lisboa. 

Após Xangai, António Braga segue para a Região Administrativa Especial de Macau, onde manterá encontros com as autoridades locais e com a comunidade portuguesa local. E poderá encontrar-se ainda, em Hong Kong, também com a comunidade portuguesa. 

Portugal tem com a China um acordo de parceria estratégica global, que envolve o reforço do diálogo político e da cooperação econômica, e na Cultura, Educação, Justiça, Ciência e Tecnologia e Saúde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: