São Vicente terá centro de pesquisas do pré-sal

Da Redação Divulgação

 

Membros do Ministério da Ciência e Tecnologia, Prefeitura de São Vicente e da Unesp assinaram, no mês de junho, um termo de compromisso para a instalação do Núcleo de Estudos Avançados do Mar na cidade da Baixada Santista. A unidade será gerenciada pela Unesp e será responsável por pesquisas relacionadas à exploração de petróleo da camada pré-sal. Com a assinatura, está liberada a abertura da licitação para as obras.

Um dos idealizadores do projeto, o senador Aloizio Mercadante foi responsável pela emenda parlamentar que liberou 25 milhões de reais para o projeto. Mercadante disse que o núcleo será um grande impulso para a geração de emprego e de conhecimento na cidade, e voltou a demonstrar que a educação é prioritária para ele. "A divisão atual dos royalties do petróleo é errada. Defendo que os recursos gerados no pré-sal sejam revertidos para a educação. Dessa forma, poderíamos ter o ensino em tempo integral e internet com banda larga para todos os alunos do país", afirmou o parlamentar.

O reitor da Unesp, Herman Voorwald, ressaltou a conquista de um acordo tripartite, entre prefeitura, governo federal e universidade, que está acima dos interesses partidários. Apesar da universidade ser uma autarquia estadual, hoje gerida pelo PSDB, Voorwald afirmou que "as partes mostraram maturidade e fecharam uma parceria que serve à população, ao bem público".

O prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, lembrou que a cidade viveu anos de muita estagnação e dificuldades econômicas, mas que agora o quadro começa a mudar. "O momento é excelente. O pré-sal vai mudar o perfil da nossa cidade".

Deixe uma resposta