São Paulo terá feriado prolongado e apoia restrição de acesso ao litoral

Da Redação

A cidade de São Paulo inicia um feriado prolongado nessa quarta-feira (20) e deverá se estender até o dia 25 de maio. O Governador João Doria encaminhou projeto de lei à Assembleia Legislativa para antecipar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho, para a próxima segunda-feira. O governo estadual vai decretar ponto facultativo para o serviço público municipal e estadual, criando seis dias de feriado estendido.

Para garantir a elevação dos índices de isolamento social, o Governo do São Paulo vai apoiar as prefeituras de cidades litorâneas e de instâncias turísticas que desejarem realizar ações de restrição de acesso nos próximos dias, durante o feriado prolongado na capital e cidades da Região Metropolitana de São Paulo. A intenção é conscientizar a população nesse período.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, esclareceu que a decisão foi tomada em comum acordo com os prefeitos de cidades da Baixada Santista, Litoral Sul e Litoral Norte, além de municípios turísticos do interior. O Estado oferecerá o apoio que venha a ser solicitado pelos prefeitos para implantação das barreiras de acesso e conscientização dos turistas.

“Nós dialogamos com as prefeituras da Baixada Santista, Litoral Norte e Litoral Sul e o Estado irá apoiar as restrições que essas prefeituras estabelecerem no seu território. Esse é o caso também das estâncias turísticas e dos municípios de interesse turístico do Estado de São Paulo, que também trabalharão com controle no acesso às cidades”, informou Vinholi.

A decisão do Governo de São Paulo foi baseada nas estatísticas de isolamento social do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), que indicaram melhores taxas nos feriados e finais de semana. A expectativa é de que a população permaneça em quarentena no feriado prolongado e ajude a mitigar a transmissão do coronavírus.

“Uma mensagem muito clara à sociedade: a quarentena não é para viajar, mas sim para se fazer isolamento social e ficar em casa nesse momento fundamental de combate à epidemia”, destacou Marco Vinholi.

As nove cidades da Baixada Santista não irão antecipar feriados. Para evitar que uma grande quantidade de veículos desça para a região do litoral neste período, em acordo com o governo estadual haverá bloqueios nos acessos à região.

A baixada santista é uma das regiões mais impactadas pelo novo coronavírus no estado. A cidade de Santos tem feito testes em drive-thru para moradores com sintomas.

ABC Paulista

Os prefeitos do Grande ABC decidiram, nesta terça, propor a antecipação do feriado de Corpus Christi para a próxima sexta-feira (22/5) em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Cada um dos sete prefeitos envia Projeto de Lei para aprovação das Câmaras Municipais. Comparado com a capital paulista, o ABC Paulista não terá apenas o feriado desta quarta-feira, mas deve ter feriado prolongado de sexta a segunda-feira.

“Infelizmente, não houve um consenso em entre todos os municípios da Região Metropolitana, pois não houve uma comunicação antecipada da capital com as demais cidades. Em relação ao Grande ABC, os sete prefeitos decidiram antecipar o feriado de Corpus Christi com foco na minimização de danos e preservação de vidas”, disse o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

O principal fator considerado pelos prefeitos do Grande ABC para a antecipação do feriado foi o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial nas agências da Caixa Econômica Federal, programado para ser realizado até quinta-feira (21/5).

Além disso, em relação à próxima segunda-feira (25/5), governador encaminhou para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a proposta de antecipar o feriado estadual de 9 de julho. A medida, caso aprovada pelos deputados estaduais, valerá para todo o estado de São Paulo.

“Com a aprovação da antecipação dos feriados de Corpus Christi, pelas Câmaras Municipais no Grande ABC, e de 9 de julho, pela Assembleia Legislativa, poderemos aumentar os índices de isolamento social na nossa região”, ressaltou o presidente do Consórcio ABC.

Contágio no estado

O Estado de São Paulo chegou a 65.995 casos confirmados e 5.147 óbitos nessa terça-feira (19). O secretário de Saúde, José Henrique Germann, também reforçou o pedido para que as pessoas permaneçam em casa nos próximos dias. “É um feriado em casa”, pontuou.

Com 324 novos óbitos registrados nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo tem 65.995 casos confirmados da doença e 3.659 pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI), além de 5.902 pacientes internados em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos de UTI soma 71,4% no estado e 88% na Grande São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: