Renan diz a dirigente chinês que política no Brasil “está quente”

O presidente do Senado brasileiro, Renan Calheiros recebeu em 30 de agosto, para uma conversa de meia hora, o presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular da China, Wu Bangguo. Durante o encontro, Renan disse que Wu Bangguo chega ao Brasil no momento em que se realiza uma campanha política muito esquentada e em que ele, Renan, está constitucionalmente “agindo no papel de bombeiro”.  

“Estamos a pouco mais de trinta dias das eleições gerais e o momento que o senhor encontra aqui é quente”, observou Renan. Wu Bangguo disse que, apesar de chegar ao Brasil num “período carregado”, tem a expectativa de que o brasileiro saberá escolher seus governantes. E destacou que a eleição é mais um momento da democracia do país. Após ter sido recebido em audiência no gabinete de Renan, Bangguo foi levado pelos presidentes do Senado e da Câmara para visitar os Plenários das duas Casas do Congresso. 

Entre os assuntos do diálogo, a defesa dos interesses dos países em desenvolvimento e o respeito às diferenças culturais foram pontos abordados na audiência da qual participaram a comitiva chinesa, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, e alguns senadores. Bangguo é a segunda autoridade mais importante da República Popular da China e integra o Comitê Permanente do Birô Político (Politiburo) do Partido Comunista Chinês, que dirige o país.  

A visita ocorre cinco meses depois de o vice-presidente da República, José Alencar, ter visitado a China. O diálogo entre Wu Bangguo e Renan Calheiros acontece no momento em que crescem as relações bilaterais entre Brasil e China na cooperação técnica, científica e tecnológica, com destaque para o Programa China-Brazil Earth Resources Satellite (CBERS), referente ao desenvolvimento conjunto de satélites de sensoriamento remoto. Wu Bangguo também teve audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: