Reestruturação consular aprovada em Portugal

Mundo LusíadaO projeto de reestruturação consular foi aprovado em Conselho de Ministro, em 15 de março, com mudança em relação ao projeto apresentado em dezembro, com encerramento de 11 consulados e não os 17 inicialmente previstos. Em conferência de imprensa, o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, anunciou as linhas gerais da reestruturação, com alterações na França e Estados Unidos, países onde os emigrantes mais contestaram os encerramentos previstos. 

 

Antonio Cotrim/Lusa

Secretario de Estado das Comunidades Portuguesas, Antonio Braga, durante o encontro com o Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas para discussão do plano do governo para a reestruturação consular, em janeiro de 2007, Lisboa.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros examinou a comunidade portuguesa residente no estrangeiro, analisando o tipo de serviços consulares, e o modo de funcionamento e organização das estruturas, e “tendo por base um conjunto de critérios objetivos, mas também políticos, resultou a necessidade de alterar o atual quadro de representações consulares adaptando-os às novas realidades e às reais necessidades” divulga o órgão.

Santos- Mesmo depois de tantos protestos, o Consulado de Portugal em Santos (no Brasil) será extinto. “Tendo em conta que o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo tem vindo a apresentar ganhos de eficiência, e que o Consulado em Santos, situado a curta distância, pratica cerca de 9.000 atos consulares por ano e cobre as necessidades de cerca de 28.500 inscritos, extingue-se aquele Consulado, transferindo-se a sua área de jurisdição para o Consulado-Geral em São Paulo, passando Santos a receber presenças consulares semanais” divulga a SECP.

Deve ser fechado ainda postos na Holanda, Milão (Itália), Bermudas, Durban (África do Sul) e o escritório consular de Windhoek (Namíbia), para abertura de consulados honorários. Dos três consulados previstos para encerrar nos Estados Unidos, mantém-se o de Nova Bedford. Na França, palco de várias manifestações, vão encerrar quatro consulados em vez dos seis previstos. Na Espanha, extingue-se o consulado de Madrid, criando uma seção consular, e é encerrado o posto de Bilbau, que passa a consulado honorário. Os consulados de Vigo e de Sevilha, transformam-se em vice-consulado e em escritório consular respectivamente. Assim, deverá abrir escritórios consulares em Orlando (Estados Unidos), Winnipeg (Canadá), Fortaleza (Brasil) e Ticino (Suíça) e Haia (Holanda). E ainda, passam a vice-consulados os de Nantes e Clermont-Ferrand (França), Frankfurt e Osnabruck (Alemanha) e em Belém, Recife, Portalegre e Curitiba (Brasil).

Diversos protestos marcaram a discussão sobre a reestruturação consular nas comunidades portuguesas no mundo.

Lembrando que o governo abriu nestes dois anos consulados em Manchester, Córsega e Xangai, o secretário de Estado das Comunidades referiu que no âmbito da reestruturação consular vão ser abertas várias estruturas.

O mapa da reestruturação consular tem por base os novos fluxos da emigração e pretende promover os interesses políticos, econômicos e culturais de Portugal, segundo a SECP.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: