Recursos Humanos são tema de evento do MDIC no Rio

Por Igor Lopes

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) foi palco, entre os dias 25 e 27 de abril, do I Encontro de RH do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e vinculadas, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Coordenação-Geral de Recursos Humanos (CGRH) do INPI, teve como objetivo “potencializar a troca de conhecimentos e experiências, na busca pela melhoria da qualidade e do desempenho das áreas de RH”. Estiveram presentes servidores do INPI, do MDIC, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

“No encontro tivemos a oportunidade de trocar experiências sobre diferentes práticas e políticas de Recursos Humanos. O espaço permitiu conhecer melhor a realidade da área de RH de cada órgão e os desafios enfrentados para agregar mais valor para a Administração Pública”, afirmou o luso-brasileiro Marcelo Fernandes, coordenador-geral de RH do INPI e um dos idealizadores do evento.

Ainda segundo este responsável, durante o encontro, “ficou evidente a necessidade de haver maior clareza nas estratégias organizacionais, além de haver também maior suporte e compromisso da alta liderança dos órgãos e absorção de mais tecnologias”, frisou Fernandes.

Para Marcelli Kanyo de Queiroz, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do MDIC, o evento serviu para vislumbrar novos caminhos na Administração Pública e compartilhar práticas das áreas de RH.

“Ao ser empossada, ainda em 2017, no cargo que acredito ser altamente estratégico e de suma importância para todos os órgãos da Administração Pública, deixei clara, aos demais colegas do INPI, INMETRO e SUFRAMA, a minha vontade em retomar, o quanto antes, os antigos e importantes encontros de RH ainda em 2018. De pronto, o coordenador-geral de Recursos Humanos, Sr. Marcelo Fernandes, outro excelente gestor e qualificado servidor do quadro do INPI, sugeriu que o encontro ocorresse nesse Instituto. Nos unimos e organizamos o evento da melhor maneira possível, por estarmos em Estados diferentes. Apesar de todas as dificuldades e imprevistos, o primeiro Encontro de RH do MDIC, INPI, INMETRO e SUFRAMA aconteceu e alcançou todos os seus objetivos, além de poder esclarecer os mais diversos assuntos inerentes à área de recursos humanos e gestão de pessoas”, comentou essa coordenadora-geral, que se mostrou satisfeita com as questões discutidas.

“Cada coordenação-geral pode trazer as suas experiências para serem discutidas pelas áreas técnicas dos órgãos. O resultado final esperado será o alinhamento de entendimentos técnicos, a otimização no tempo de análise dos processos, o fortalecimento das áreas de recursos humanos participantes perante a alta administração e ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), órgão central do Sistema Integrado de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC) e demonstrar que o conhecimento das áreas envolvidas é de suma importância para o planejamento estratégico das organizações”, destacou Marcelli Kanyo, que garantiu que essa não será uma iniciativa isolada e que outros eventos serão organizados.

“Estamos todos muito felizes por conseguir nos reunir e estamos prontos para organizarmos os próximos encontros, com a certeza de que se perpetuarão”, comentou essa líder da área de Gestão de Pessoas do MDIC.

Conteúdo de qualidade

Armando Nembri, PHD em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi o responsável por palestrar sobre “Viver melhor e a importância de amar”. Atualmente, Nembri atua como Assessor da Diretoria Executiva do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com foco no Programa de Desenvolvimento de seus Talentos Humanos, “incentivando a Gestão do Conhecimento com a priorização da qualidade de vida corporativa como fator essencial para o resgate da plenitude humana”.

Diego Gonçalves Nogueira, que foi também um dos palestrantes, é graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com ênfase em neolinguística. No INPI, abordou as questões das políticas e programas de saúde.

Reconhecimento das ações

Nos últimos anos, a CGRH do INPI tem alcançado bons resultados na sua área de atuação. Foi finalista por diversas vezes do Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), com o case “Qualidade de Vida”, tendo vencido uma das edições. O trabalho da Divisão de Saúde Ocupacional foi distinguido por conter “práticas eficientes para a saúde mental e física dos servidores do Instituto”.

A CGRH tem sido alvo de destaque também no Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas (Igov Pessoas), promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Nas últimas edições desse trabalho, o INPI apresentou índice de governança acima da média nacional.

O Instituto tem realizado ainda, por meio da área de Recursos Humanos, diversos concursos públicos, formação para os seus servidores, congressos e seminários de RH e tem implementado ações que visam “valorizar o dia a dia do seu corpo funcional”.

Participantes engajados

A sala do Centro de Educação Corporativa do INPI recebeu, no âmbito desse evento, participantes com experiência na área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Pela SUFRAMA, marcaram presença Frank Soares, coordenador de Legislação e Administração de Pessoal, e Cristiane de Souza, coordenadora de Desenvolvimento e Assistência ao Servidor.

A lista do MDIC contou com Cleide Braz, coordenadora de Administração de Pessoal, Geralda Rocha, coordenadora de Desenvolvimento e Assistência ao Servidor, e Uilton Santos, coordenador de Legislação de Pessoal.

Já o INMETRO se fez representar por Anderson Cunha, assistente executivo em Metrologia e Qualidade, Camila Gomes, pesquisadora tecnologista em Metrologia e Qualidade, Derivaldo Lima, assistente executivo em Metrologia e Qualidade, Gabriel Silva, assistente executivo em Metrologia e Qualidade, Jorge Soares, assistente executivo em Metrologia e Qualidade, Marcia Souza, coordenadora-geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Suely Lopes, chefe de Divisão de Administração de Pessoas, Bruna Andrade, pesquisadora tecnologista em Metrologia e Qualidade, Manuela Silvestre, pesquisadora tecnologista em Metrologia e Qualidade, Rafaela Nascimento, chefe de Divisão de Desenvolvimento e Capacitação, Fernanda Bitencourt, analista executiva em Metrologia e Qualidade, Caroline Imai, pesquisadora tecnologista em Metrologia e Qualidade, Daniela Veloso, analista executiva em Metrologia e Qualidade, e Ivan Fonseca, analista executiva em Metrologia e Qualidade.

O INPI, anfitrião do evento, mostrou valorizar os temas abordados e participou com Alexandre Guimarães, chefe da Divisão de Registros Funcionais, Cristiane Maia, coordenadora de Assistência e Desenvolvimento de RH, Adriana Vandystadt, chefe da Seção de Apoio ao Serviço de Governança de RH, Kalinkka Mangabeira, coordenadora da Divisão de Pagamento, Sandra Cerqueira, coordenadora de Administração de RH, Leandro Freire, chefe substituto da Divisão de Serviços de Aposentadorias e Pensões, Nathália Calixto, chefe substituta da Divisão de Legislação de RH, Viviani Ferreira, analista em PGI em PI, Sâmela Marques, analista em PGI em PI, Luiz Carlos Junior, chefe do Serviço de Governança de RH, Ana Carolina Teixeira, analista em PGI em PI, e Claudia Napolitano, psicóloga do Imtep Saúde Empresas.

“Gostaria de agradecer ao subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOA) e secretário-executivo substituto, Fernando Neto, por sempre confiar e apoiar os projetos da CGEP/MDIC, assim como a secretária-executiva, Sra. Yana Alves, ao ministro de Estado do MDIC, Sr. Marcos Lima, ao coordenador-geral de Recursos Humanos do INPI, Sr. Marcelo Fernandes, que organizou e nos recebeu muito bem, assim como a toda equipe de RH do INPI, ao presidente do INPI, Sr. Luiz Pimentel, à equipe do INMETRO, ao presidente do INMETRO, Sr. Carlos Azevedo, à equipe da SUFRAMA, e ao superintendente da SUFRAMA, Sr. Appio Tolentino, todos por permitirem a participação dos seus servidores no encontro. Não poderia deixar de agradecer também à minha equipe. Sem eles, a CGEP/MDIC não funcionaria”, finalizou Marcelli Kanyo, que tem 32 anos e integra o serviço público desde 2010.

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: