PSD questiona Governo sobre demora em revisão de apoio a emigrantes idosos

Da Redação
Com Lusa

Deputados do PSD questionaram neste dia 12 o Governo sobre a demora na revisão do Programa ASIC (Apoio Social a Idosos Carenciados), alertando para “casos dramáticos” de emigrantes em países como a Venezuela ou Brasil.

Numa pergunta entregue na Assembleia da República e dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, os sociais-democratas recordam que o ASIC tem sido mantido por vários governos, “o que demonstra bem o nível de sucesso que teve no passado”.

No entanto, alertam, “nos últimos anos, as circunstâncias políticas ou econômicas excecionais verificadas em países como a Venezuela, a África do Sul, o Brasil ou a Argentina obrigam à revisão das respetivas regras de atribuição dos apoios em causa, tendo em conta a impressionante degradação do valor das pensões sociais que são atribuídas localmente”.

Os deputados exemplificam com o caso da Venezuela, onde um idoso reformado recebe em média uma pensão inferior a quatro euros, mas que está impedido de receber um apoio ao abrigo deste programa.

“Tal situação faz com que, hoje, haja menos pessoas a receber este apoio na Venezuela do que havia em 2015, o que não deixa de ser paradoxal, tendo em consideração a dramática evolução da conjuntura socioeconômica local”, consideram.

O PSD recorda que há mais de um ano que membros do Governo com a tutela da emigração anunciaram a intenção de rever as condições de entrega do apoio, mas tal ainda não aconteceu.

Na pergunta, os deputados questionam o ministro por que motivo ainda não foi revisto o programa ASIC e para quando está previsto este processo.

A pergunta é subscrita pelos deputados eleitos pelos círculos da emigração José Cesário (Fora da Europa) e Carlos Alberto Gonçalves (Europa) e ainda por Sara Madruga da Costa, Paulo Neves e Sérgio Marques.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: