PS quer envolver região Norte em programa político “alternativo” ao do Governo

Da Redação com Lusa

Secretário Geral do Partido Socialista, Antonio José Seguro.
Secretário Geral do Partido Socialista, Antonio José Seguro.

O PS iniciou em 02 de fevereiro um conjunto de sessões públicas, promovidas pela Federação Distrital do Porto, com o objetivo de dar “oportunidade” ao Norte de ser ouvido na elaboração de um “programa político alternativo” ao do atual Governo.

Sob o lema “Desenvolver Portugal – Que Estado Queremos?”, a Plataforma de Cidadania em Defesa e Afirmação da Região Norte pretende “envolver” a população “extra partido” na procura de “respostas” para a “crise politica” que Portugal enfrenta”, segundo explicou à Lusa o coordenador da plataforma, Pedro Bacelar Vasconcelos.

Na iniciativa, promovida em colaboração com Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP), estará presente o secretário-geral do PS, António José Seguro, um “sinal” da “abertura da direção nacional” do partido para as questões relacionadas com a zona norte do país.

“A nossa intenção é que a voz do Norte seja ouvida na elaboração de um programa alternativo ao atual Governo”, disse o responsável. Segundo Pedro Bacelar Vasconcelos, esta iniciativa “é a concretização do objetivo de envolver da forma mais ampla possível a sociedade “extra partido” no emergir de uma alternativa política para enfrentar a crise política atual em Portugal”.

Apesar de sublinhar que as conclusões da Plataforma “não são vinculativas”, Pedro Bacelar admitiu a “hipótese de configurarem no Programa de Governo do PS” quando este for Governo.

Para este responsável, iniciativas como a que o PS agora inicia são “o caminho de reafirmação da democracia constitucional” e vão “no sentido de voltar a afirmar os valores matriciais do Partido Socialista”.

Por isso, Bacelar realçou o “sinal” emitido pela participação de António José Seguro nos trabalhos. “A vinda do secretário-geral a esta sessão é a garantia reforçada que as preocupações expressas serão ouvidas pela Direção Nacional do PS e traduz uma atitude de abertura dos órgãos máximos do partido para as questões relacionadas como Norte do país”, afirmou.

O programa do encontro deverá responder questões como: “Que sistema político para o território e a cidadania?”, “Que escola e que desenvolvimento?”, “Que saúde e modelo social?” e “Que economia e emprego?”. Os trabalhos têm hora marcada para as 09.30, na Alfândega do Porto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: