Primeiro-Ministro em isolamento após teste positivo de Macron e encontro bilateral

Da Redação
Com Lusa

O primeiro-ministro português está a partir deste dia 17 em isolamento profilático preventivo, depois de ter estado na quarta-feira, em Paris, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo para o novo coronavírus.

“Em virtude da confirmação do teste positivo do Presidente francês Emmanuel Macron, com quem esteve ontem no Palácio do Eliseu, o primeiro-ministro encontra-se em isolamento profilático preventivo até avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde”, lê-se no comunicado emitido pelo gabinete de António Costa.

Depois, tal como a agência Lusa já tinha referido, adianta-se que, “no quadro da preparação da deslocação a São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau, prevista para 18 a 20 de dezembro, o primeiro-ministro realizou hoje de manhã um teste para detecção de Covid-19”.

“O primeiro-ministro decidiu cancelar essa deslocação, bem como toda a agenda pública que implique a sua presença física. Mantém toda a atividade executiva e a agenda de trabalho, que realizará à distância. O primeiro-ministro não apresenta quaisquer sintomas”, acrescenta-se no mesmo comunicado.

Cancelamento

O Presidente francês, Emmanuel Macron, testou positivo ao novo coronavírus, após ter apresentado os primeiros sintomas da doença – um diagnóstico confirmado hoje, um dia depois de ter tido uma reunião e um almoço de trabalho com o primeiro-ministro português no Palácio do Eliseu, em Paris.

Entre sexta-feira e domingo, António Costa tinha agendadas visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, com encontros marcados com os chefes de Estado e de Governo destes dois países de expressão portuguesa.

António Costa, que iria deslocar-se pela primeira vez em visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, viajaria acompanhado pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, pelo novo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, e pelo chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, António Silva Ribeiro.

De acordo com o programa provisório destas visitas, o primeiro-ministro tinha prevista a sua chegada ao aeroporto internacional de São Tomé às 14:00 (mesma hora que em Portugal Continental), deslocando-se depois ao navio NRP Zaire, da Marinha Portuguesa, onde teria um encontro com os elementos da guarnição.

A seguir, António Costa teria reuniões com os primeiro-ministro e com o Presidente de São Tomé e Príncipe, respetivamente Jorge Bom Jesus e Evaristo Carvalho.

Resultado negativo

Mais tarde, o gabinete do primeiro-ministro português informou que o seu teste para covid-19 deu negativo.

No mesmo comunicado, refere-se que o primeiro-ministro “mantém o isolamento profilático preventivo, aguardando que a autoridade de saúde defina o confinamento resultante do contacto de risco, na sequência da reunião de trabalho presencial que teve ontem com o Presidente francês Emmanuel Macron”.

“O primeiro-ministro mantém toda a atividade executiva e a agenda de trabalho não presencial, tendo já hoje presidido por videoconferência à reunião sobre o Plano Nacional de Vacinação de combate à Covid-19 e estando a presidir, também por videoconferência, à reunião de Conselho de Ministros”, acrescenta-se.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: