Presidente português visita Vaticano e Espanha depois de tomar posse

Mundo Lusíada
Com Lusa

O presidente reeleito Marcelo Rebelo de Sousa afirmou nesta terça-feira que vai pedir autorização à Assembleia da República para fazer uma visita de Estado ao Vaticano e a Espanha, as primeiras do seu segundo mandato como Presidente da República tal como há cinco anos.

“Vou pedir autorização, só depois de estar empossado à Assembleia da República, para ir onde fui da outra vez, primeiro ao Vaticano, o que me permitirá ser o primeiro chefe de Estado a estar com o Papa depois da chegada do Iraque”, disse aos jornalistas durante o percurso que fez a pé até à Assembleia da República, onde tomou posse para o segundo mandato como chefe de Estado.

De acordo com o Presidente da República, no regresso irá também a Madrid, repetindo a primeira visita que fez no seu primeiro mandato. Porém, desta vez será “tudo rapidamente”.

“A última outra vez foram muitos dias, foram três dias”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa, indicando que desta vez fará esta visita “tudo num dia”.

O chefe de Estado saiu da casa dos pais rumo à Assembleia da República, em Lisboa, pelas 10:00, e seguiu pela rua da Imprensa à Estrela, contornou a residência oficial do primeiro-ministro e desceu a calçada da Estrela, repetindo o percurso que fez há cinco anos, quando tomou posse pela primeira vez.

Questionado pelos jornalistas, o Presidente da República destacou a importância deste encontro com o Papa Francisco depois da visita que fez ao Iraque.

“É uma área muito importante aquela e dela depende uma das componentes da paz no mundo, é muito importante”, respondeu.

No Porto

Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse neste dia 09 para um segundo mandato como Presidente da República, perante o parlamento, com assistência reduzida devido à covid-19 – com menos de cem pessoas, com 50 dos 230 deputados, seis membros do Governo e os convidados limitados às mais altas precedências do Protocolo do Estado Português.

De São Bento, o Presidente da República seguiu para o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde deposita coroas de flores nos túmulos de Luís de Camões e Vasco da Gama.

Durante a tarde, Marcelo Rebelo de Sousa chega no Porto, onde terá um encontro com o presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, pelas 14:30, antes de presidir a uma cerimônia ecumênica com representantes de várias confissões religiosas presentes em Portugal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15:30.

Marcelo Rebelo de Sousa irá ainda visitar o Centro Cultural Islâmico do Porto, às 16:30, antes de regressar a Lisboa.

Reeleito nas eleições presidenciais de 24 de janeiro com 60,67% dos votos expressos, o professor catedrático de direito jubilado, de 72, antigo deputado constituinte, prestou a juramento sobre o original da Constituição da República Portuguesa nesta manhã.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: