Presidente envia condolências e Portas lembra Chávez como “amigo de Portugal”

Mundo Lusíada
Com agencias

HugoChavezO presidente português enviou condolências pela morte do presidente venezuelano Hugo Chávez. Cavaco Silva referiu, em sua mensagem, ao país que acolhe uma importante Comunidade Portuguesa e com o qual Portugal mantém estreitas relações. Na Venezuela existem cerca de 500 mil portugueses registrados, constituindo uma das maiores comunidades emigrantes do mundo.

“Apresento ao Povo da Venezuela, em meu nome e no do Povo Português, as nossas sentidas condolências, pedindo-lhe que transmita à Família enlutada a expressão do nosso pesar” divulgou Cavaco.

O ministro dos Negócios Estrangeiros luso lembrou Chavez como “amigo de Portugal”. “O Presidente Chavéz marcou indiscutivelmente a história recente da Venezuela e da América Latina. Durante os seus mandatos tivemos provas de amizade com Portugal que eu quero neste momento sublinhar”, disse Paulo Portas aos jornalistas.

“Por um lado, o Presidente Chávez sempre respeitou a comunidade portuguesa na Venezuela, que é muito significativa, por outro, do ponto de vista das relações econômicas, elas atingiram um patamar elevado e novo”, disse o chefe da diplomacia portuguesa.

“O Presidente Chavéz foi um amigo de Portugal e, por isso mesmo, eu já escrevi ao vice-presidente Nicolas Maduro e ao meu colega ministro dos Negócios Estrangeiros, expressando as condolências do Governo português”, concluiu o ministro dos Negócios Estrangeiros que cumpre uma visita à Índia.

Estava prevista para março a realização em Caracas de uma visita da Comissão Mista de Acompanhamento Portugal/Venezuela.

Também o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, referiu-o como “amigo de Portugal”. “O Presidente Chávez era uma personalidade muito determinante. Era um homem que manteve sempre uma relação de grande proximidade com Portugal, grande amigo do nosso país”, disse José Cesário, que se encontra em Luanda, numa visita de trabalho de 48 horas.

José Cesário, que se manifestou “triste” com a notícia, disse acreditar que a comunidade portuguesa residente na Venezuela “se vai manter calma” e que as autoridades venezuelanas “saberão encontrar caminhos, respeitando-se a normalidade democrática”.

José Cesário acrescentou que o vice-Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, e outras autoridades daquele país latino-americano “sempre transmitiram a maior das impressões e consideração da comunidade portuguesa”.

No Brasil, a presidente Dilma Roussef declarou luto oficial de três dias e disse que a morte é uma ‘perda irreparável’ para América Latina. Ela também se referiu a Chavez como “um amigo do Brasil” e “dos brasileiros”.

O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu na terça-feira em Caracas, quase três meses depois de ter sido operado pela quarta vez de um câncer, a 11 de dezembro de 2012, em Havana, e quase cinco meses depois de ter sido reeleito para o seu terceiro mandato, em 07 de outubro.

Chávez, que morreu com 58 anos, regressou à Venezuela em 18 de fevereiro, ficou internado no Hospital Militar de Caracas e não chegou a tomar posse como Presidente, ficando o lugar assegurado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, numa decisão autorizada pela Justiça venezuelana apesar dos protestos da oposição.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela anunciou que Nicolás Maduro, assumirá formalmente as funções de Presidente interino e que dentro de 30 dias haverá eleições.

1 Comment

  1. POR FAVOR, POVO PORTUGUES, DIZER QUE ESSE CORRUPTO, É AMIGO DOS IMIGRANTES PORTUGUESES RESIDENTES NA VENEZUELA, É DE NO MINIMO UMA IDIOTICE. SABEMOS TODOS QUE OS PORTUGUESES FORA DE SEU PAÍS, SÃO UM POVO TRABALHADOR E EMPRENDEDOR, QUANDO ENTRA UM SALAFRÁRIO DESSES, A PRIMEIRAA COISA QUE FAZ, E O FEZ É DAR ESMOLA AOS POBRES COM O DINHEIRO ALHEIO. NÃO DEIXEM ISSO ACONTECER, NÃO DEVE DAR CRÉDITOS A PESSOAS COMO ELE E O LULA.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: