Presidente: Em dia de São João questões políticas não interessam

Foto O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente nas festividades do São João em Braga, 23 Junho 2019. HUGO DELGADO/LUSA

Da Redação
Com Lusa

O presidente português afirmou neste domingo que nos Santos Populares as questões políticas “não são importantes” e, depois de hora e meia para entrar num restaurante, explicou que há muito não ia até Braga durante a festividade.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à avenida da festa sozinho, antes da hora marcada, assou umas sardinhas e depois de ser reconhecido foi “só” uma hora e meia para subir os três degraus de acesso à sala onde este ano a sardinha não lhe iria escapar.

“Este ano tinha falta injustificada. O ano passado faltei justificadamente por razoes de saúde, mas este ano cumpri a promessa e venho recordar os meus tempos de juventude”, disse.

Em 2018 o chefe de Estado sentiu-se mal no final de uma visita ao Bom Jesus de Braga e acabou por não jantar na festa.

Os jornalistas ainda tentaram desviar a atenção do Presidente das sardinhas para a falta de espírito festivo da “geringonça”.

“Sabe que na noite de S. João essas questões são questões que acabam por não serem importantes, são para serem tratadas noutra situação, noutro local”, respondeu Marcelo Rebelo de Sousa, desviando novamente a conversa para as sardinhas, enquanto verificava se uma panela de batatas estava já pronta a servir.

“Eu não vinha a Braga no São João há uns 15 ou 20 anos. Vejo mais gente, mais gente de fora, mas já não vinha há uns 15 ou 20 anos”, disse.

Depois de muito esforço, muitas ‘selfies’, beijinhos e ver sardinhas a passar o Presidente conseguiu chegar à sua mesa.

“Não fora a missa [celebrada amanhã pelas 09.00] seria uma noite interminável”, avisou.

As festas de São João de Braga, chamada de Maior Festa Popular de Portugal, são organizadas pela Associação de Festas de São João de Braga, e tem como missão organizar, preservar e revitalizar a identidade histórica e a autenticidade dos festejos sanjoaninos, promovendo a tradição da cidade de Braga. A extensa programação deste ano, que começou dia 14 de junho, conta com exposições, concertos, grupos de animação, concursos e novenas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: