Presidente elogia Ferro Rodrigues pela “notável presidência” do parlamento

Da Redação com Lusa

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou Eduardo Ferro Rodrigues pela “notável presidência” da Assembleia da República, numa intervenção na Sala do Senado nesta quinta-feira, num momento em que o parlamento já se encontra dissolvido.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na cerimônia de entrega do Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa 2020, dirigiu-se no início do seu discurso a Ferro Rodrigues, antigo secretário-geral do PS, que decidiu não se recandidatar a deputado nas eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro.

“É para vossa excelência, senhor presidente, a minha primeira palavra, nesta que é porventura a derradeira vinda a esta casa antes do termo de funções de vossa excelência em 2022, para dizer da honra que foi poder acompanhar de muito perto a notável presidência de vossa excelência num período tão conturbado como foi o dos últimos anos da vida nacional, marcados pela maior pandemia deste século, mobilizando todos os órgãos de soberania para uma frente conjunta e uma acrescida primazia às exigências do interesse nacional”, declarou o Presidente da República.

Desde a assumiu a chefia do Estado, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa manteve uma relação próxima com Ferro Rodrigues, que preside à Assembleia da República desde 2015, e que apoiou a sua recandidatura nas eleições presidenciais de janeiro deste ano.

No domingo, o Presidente da República decretou oficialmente a dissolução do parlamento e a marcação de eleições legislativas antecipadas para 30 de janeiro, que anunciara ao país em 04 de novembro, na sequência da derrubada do Orçamento do Estado para 2022.

Nos termos da Constituição, no período em que o parlamento se encontra dissolvido funciona a Comissão Permanente da Assembleia da República, composta pelo presidente, pelos vice-presidentes e por deputados indicados por todos os partidos, de acordo com a respectiva representatividade parlamentar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: