Presidente dos Estados Unidos virá ao Brasil

Da Redação Com InfoRel

 

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará o Brasil no segundo semestre deste ano com o objetivo de estreitar as relações bilaterais. Os dois países devem assinar um acordo de cooperação comercial envolvendo o etanol brasileiro e suco de laranja.

Até julho, a Secretária de Estado, Hilary Clinton, virá à Brasília para definir os mecanismos de promoção comercial e de investimentos.

O Brasil pretende derrubar tarifas e barreiras comerciais, mas dificilmente isso vai acontecer. Para os Estados Unidos, o acordo a ser firmado deve apenas facilitar as negociações bilaterais.

A visita de Obama estava sendo negociada desde o ano passado pelo então embaixador brasileiro em Washington, Antônio Patriota, atual Secretário-Geral do Itamaraty.

O Departamento de Estado preferiu aguardar a aprovação pelo Senado norte-americano do nome do embaixador Thomas Shannon que assume oficialmente o posto em Brasília na quinta-feira, 04 de janeiro.

Na segunda-feira, dia 01, Hilary Clinton destacou o papel do Brasil como líder regional. Para a Secretária de Estado, o país participa das principais negociações internacionais sem fugir dos debates, inclusive quanto ao clima e aos temas energéticos.

Análise Os diplomatas brasileiros costumam destacar o alto nível das relações entre o presidente Lula e o ex-presidente George W. Bush.

Com a eleição de Barack Obama, a expectativa no governo brasileiro cresceu ainda mais. Para Lula, Obama tem tudo para mudar a imagem dos Estados Unidos na América Latina.

Passado um ano de seu governo, Obama amarga a perda de popularidade enquanto Lula não parece ter limites.

Em termos práticos, os Estados Unidos não têm a América Latina como prioridade da sua política externa. Barack Obama enxerga em Lula, o líder capaz de manter a estabilidade política regional ao gosto norte-americano.

Deixe uma resposta