Presidente diz que objetivo da visita ao Brasil é cultural e não político

Mundo Lusíada com Lusa

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na sua chegada a São Paulo que a cultura tem um “papel fundamental” na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de encontros políticos esteja relacionada com as eleições presidenciais de 2022 no Brasil.

“O objetivo é essencialmente a inauguração do Museu da Língua Portuguesa” defendeu o presidente. “A cultura, neste momento, tem um papel fundamental na convergência entre Portugal e o Brasil e esta reinauguração é um grande momento cultural, que vai para além de Portugal e Brasil”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo ele, a visita “tem a ver com a realidade da língua portuguesa no mundo e isso envolve responsáveis portugueses, mas também brasileiros, como antigos chefes de Estado”.

O chefe de Estado defendeu que, em Portugal, existe empenho generalizado num melhor relacionamento com o Brasil e a leitura política a fazer é a de ser preciso construir e aprofundar essa relação todos os dias.

“Em Portugal, estamos todos – o Presidente da República em primeiro lugar, mas também o Governo e todos os setores políticos – empenhados num melhor relacionamento com o Brasil e no aprofundamento do papel da língua portuguesa quer na comunidade que a fala quer no mundo”, salientou.

Marcelo Rebelo de Sousa concedeu existir uma leitura política a fazer, que é a de ser necessário “construir e aprofundar” todos os dias a relação entre os dois países e a relação “mundo dos falantes da língua portuguesa”.

“Esse é o objetivo da minha vinda cá e destes encontros”, disse.

O significado político da viagem “não se põe ao nível do Presidente Marcelo ou do Presidente Jair Bolsonaro ou dos antigos Presidentes Lula da Silva, Michel Temer ou Fernando Henrique Cardoso”, com os quais vai manter encontros, “mas a nível de povos e estados, uma realidade muito mais duradoura”, indicou.

“Ficamos felizes por responsáveis brasileiros, que o foram e que o são, estarem empenhados nesse mesmo objetivo”, acrescentou.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa começou com um encontro restrito com Lula da Silva, na residência do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo. Segundo a Lusa, no encontro que durou cerca de uma hora, o presidente português abordou temas como a pandemia de covid-19, a crise econômica mundial ou a situação no Brasil.

“O importante é registrar o ponto de vista de quem foi Presidente do Brasil e continua a acompanhar a situação no Brasil, as relações com Portugal e a situação internacional”, comentou Marcelo Rebelo de Sousa ao final do encontro.

“Diálogo fraterno com o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou hoje ao Brasil para participar da inauguração do Museu da Língua Portuguesa. Conversamos muito sobre as relações Brasil-Portugal e União Europeia. Um agradável encontro”, divulgou Lula pelas redes sociais.

Durante a visita de quatro dias ao Brasil, o chefe de Estado português tinha na agenda deste sábado encontros com os antigos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, ambos também estiveram na reinauguração do Museu da Língua.

No domingo, já em Brasília, Marcelo Rebelo de Sousa visita a exposição “Oréades”, na Chancelaria da Embaixada de Portugal, e, finalmente, na segunda-feira tem um encontro com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com o Presidente Jair Bolsonaro.

 

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se, esta manhã, com o antigo Presidente da República do Brasil, Michel Temer e com o Presidente da República de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca, no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo.

Parte cultural
Uma cerimônia oficial neste sábado marcou a reabertura do Novo Museu da Língua Portuguesa, reconstruído após um incêndio em dezembro de 2015. Marcelo Rebelo de Sousa agraciou o Museu da Língua Portuguesa com a primeira medalha Camões.

Marcelo Rebelo de Sousa também recebeu livros durante a cerimônia de assinatura do acordo de participação de Portugal, como país convidado na Bienal do Livro de S. Paulo, nas dependências do Consulado de Portugal.

Ainda no sábado, o Presidente de Portugal recebeu uma camisa da Lusa – Associação Portuguesa de Desportos, durante o encontro com representantes da comunidade portuguesa, na Casa de Portugal São Paulo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: