Presidente de Portugal recebido por Bolsonaro para encontro de trabalho em Brasília

Da Redação

O Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, recebeu nesta segunda-feira o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, em encontro no Palácio da Alvorada, seguido de almoço.

Entre os temas abordados no âmbito bilateral, esteve em discussão a preparação para a próxima Cimeira Brasil-Portugal e as celebrações do bicentenário da Independência em 2022.

Segundo o Itamaraty, os governantes avaliaram de forma positiva a recente visita do Ministro Carlos França a Lisboa, e os encontros à margem da Cúpula da Comunidade do Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda, na última quinzena.

“Os Presidentes Bolsonaro e Rebelo de Sousa reafirmaram na ocasião a convergência entre Brasil e Portugal nos campos cultural, econômico, comercial e multilateral e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação econômica no contexto pós-pandemia” divulgou o governo.

A possibilidade de um acordo para o reconhecimento recíproco das vacinas contra a covid-19 administradas nos dois países e os desafios que colocam as comunidades brasileira em Portugal e portuguesa no Brasil estiveram entre outros assuntos abordados pelos dois presidentes.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pela guarda de honra cerca das 12:30 de Brasília (mais quatro horas em Lisboa) por Jair Bolsonaro e uma comitiva de membros do Governo, incluindo o vice-presidente, Hamilton Mourão, e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

Pelo lado português, participaram além de Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, e o embaixador de Portugal em Brasília, Luís Faro Ramos. O encontro com Bolsonaro é o último ponto da visita de trabalho de quatro dias de Marcelo Rebelo de Sousa ao Brasil.

Em declarações aos jornalistas no domingo, antecipando o encontro com Bolsonaro, Marcelo Rebelo de Sousa assegurou que, da sua parte, tudo fará para “construir melhores pontes” com o Brasil, dando continuidade ao reforço da cooperação histórica entre “dois países irmãos”.

Já o governo brasileiro divulgou que o relacionamento entre Brasil e Portugal “beneficia-se de laços históricos e afetivos, consubstanciados no Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, celebrado em Porto Seguro em 22 de abril de 2000”, com parceria política, econômica e cultural, além de “contínua coordenação em foros internacionais”.

No comércio, Brasil está em 13° nas importações portuguesas, é dos principais provedores de matérias primas e bens intermediários para a indústria portuguesa. Os principais produtos brasileiros vendidos para Portugal são os commodities, como petróleo, soja, minério de ferro, milho, além de importante intercâmbio no segmento aeronáutico.

Cerca de 600 empresas com capital português atuam no Brasil, sendo a maioria no segmento turístico e hotelaria, energia, gás, construção e engenharia civil, imobiliário, finanças, seguros e telecomunicações. Os investimentos brasileiros em Portugal concentram-se no setor financeiro, imobiliário, cosmético, metalomecânico, turismo, construção civil, e saúde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: