Presidente convidou Cavaco Silva para representar Portugal no funeral de Bush

Da Redação
Com Lusa

O ex-chefe de Estado Aníbal Cavaco Silva vai representar o Estado português nas cerimônias fúnebres do antigo presidente norte-americano George H.W. Bush, em Washington, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa.

“O antigo Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva, representa amanhã [quarta-feira] Portugal em Washington, nas cerimônias fúnebres do antigo Presidente Estados Unidos da América, George H. W. Bush, a convite do Presidente da República e com o acordo do governo”, é referido numa nota colocada no site da Presidência portuguesa.

George H.W. Bush morreu na sexta-feira, pouco depois das 22h (4 horas de sábado em Lisboa), aos 94 anos. O 41.º Presidente dos Estados Unidos serviu de 1989 a 1993 e, oito anos depois, assistiu à tomada de posse do seu filho George W. Bush, que se tornou o 43.º Presidente.

Numa mensagem de condolências enviada à família do antigo Presidente dos EUA e divulgada no sábado na página online da Presidência, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou “a bravura do antigo oficial da Marinha e também a solidez de caráter do antigo Presidente norte-americano, que se traduziu numa maneira determinada de fazer política, sem nunca perder o respeito por quem defendia ideias diferentes”.

Em relação a Portugal, sublinhou, enquanto Presidente, “George Bush demonstrou respeito e admiração pelo povo português, bem como conhecimento da História de Portugal, país que considerava ser um aliado próximo e amigo dos EUA”.

O corpo do ex-presidente dos Estados Unidos será enterrado ao lado do “amor da sua vida”, como ele definia sua mulher Barbara Bush, na área da Biblioteca Bush, situada na cidade de College Station, a 160 quilômetros de Houston, no Texas (Estados Unidos).

A cerimônia privada nesta quarta-feira acontece em Houston, na Igreja Episcopal de St. Martin, local que ele e sua mulher, que morreu em abril, frequentavam assiduamente.

O presidente Donald Trump foi ao velório do ex-presidente George W. Bush, em Washington. As cerimônias de despedidas começaram dia 3 com a chegada do corpo dele no Capitólio.

Foi recebido por um comitê integrado pelos líderes da Câmara dos Representantes e do Senado, tanto do Partido Democrata como do Republicano, e liderado pelo seu filho, o ex-presidente George W. Bush (2001-2009).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: