Prefeito de São Bernardo do Campo é internado em UTI com coronavírus

Arquivo: O governador João Doria com o prefeito de SBC, Orlando Morando.

Da Redação

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, que foi diagnosticado com Covid-19 na última semana, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz em São Caetano, no ABC Paulista.

Nesta segunda-feira (30/03), o boletim médico informou que Orlando Morando encontra-se com quadro clínico estável, “respirando com necessidade de oxigênio por cateter em baixo fluxo e sem desconforto respiratório” e será mantido na UTI.

Ele foi levado à UTI neste domingo, após ter seu quadro respiratório agravado. Morando apresentou os primeiros sintomas na segunda-feira (23). Na quarta-feira (25) testou positivo para o Covid-19 e permanecia em casa de quarentena, mas não apresentou melhoras.

O prefeito, que chegou a fazer uma transmissão ao vivo de sua casa, divulgou e mostrou o resultado de seu teste por meio das redes sociais. Durante o pronunciamento, Morando tossia muito. Morando disse que tomou e continuará tomando todas as medidas para proteger a cidade da doença e que foi infectado porque foi para a linha de frente.

“É muito triste, porque não queria que isso tivesse acontecido, mas estou firme”, afirmou Morando. “Como deu positivo, infelizmente vou ter que ficar em isolamento agora por 14 dias, a contar do dia de ontem (terça) quando tive o diagnóstico. Vou continuar trabalhando aqui da minha casa, fazendo as conferências. Espero que Deus me dê saúde para continuar trabalhando”, declarou.

A esposa do prefeito de São Bernardo, a deputada estadual Carla Morando, também anunciou que testou positivo para a doença. Os dois já estavam isolados dos filhos.

Orlando Morando também decretou quarentena na cidade, fechando todo o comércio não essencial, e pedindo a população que permaneça no isolamento. A Prefeitura faz ainda trabalhos de limpeza de vias públicas e um trabalho de conscientização com os idosos que circulam na cidade através da atuação da Guarda Civil Municipal.

No Piauí

A primeira morte por infecção do novo coronavírus no estado do Piauí foi de um prefeito: Antônio Nonato Lima Gomes, de 57 anos, prefeito do município de São José do Divino, eleito pelo PT. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Piauí e pelo governador do estado, Wellington Dias.

Conhecido como Antônio Felícia, o prefeito faleceu na madrugada do dia 27. A confirmação da causa da morte veio após exame divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Piauí.

“Tudo aconteceu muito rapidamente. Imediatamente após ter tido os sintomas, ele se dirigiu ao hospital e infelizmente veio a óbito logo em seguida. É com muita tristeza [que comunico isso]. Antônio é do meu partido e é um amigo pessoal”, disse o governador Wellington Dias via redes sociais.

Segundo Dias, uma equipe de vigilância epidemiológica já se dirigiu à região para fazer mapeamento de todas as pessoas que tiveram contato com o prefeito.

“Vamos seguir todo protocolo da OMS [Organização Mundial da Saúde], do Ministério da Saúde e do nosso comitê de organização emergencial”, acrescentou ao pedir que todas pessoas que tiveram contato com o prefeito já deem início ao isolamento social.

De acordo com o governador, o Piauí registrava 11 casos confirmados de covid-19. E agora, uma morte.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: