Praia Grande e São Vicente recebem prêmio “Prefeito Amigo da Criança”

Da Redação

As cidades da Praia Grande e São Vicente receberam uma premiação do Programa Prefeito Amigo da Criança, prêmio da Fundação Abrinq. Com o selo, os municípios passam a fazer parte de um grupo seleto de apenas 300 cidades de todo país que foram contempladas. A solenidade ocorreu em 27 de junho, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Alguns itens foram avaliados pela comissão da Fundação Abrinq nos quatro anos de gestão, como acesso à educação, saúde, cultura, lazer; proteção às crianças e os adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco, por meio do combate ao trabalho infantil e da proteção contra diferentes formas de violência; e a sensibilidade e conscientização a sociedade, o setor público, as organizações sociais e as empresas a se posicionar e a participar das questões da infância e da adolescência junto à comunidade.

PG – Praia Grande foi condecorada por conta dos trabalhos e avanços voltados aos direitos das crianças e dos adolescentes, referentes à gestão 2009/2012. A secretária de Promoção Social, Nanci Solano Tavares de Almeida, recebeu o prêmio e representou a Administração Municipal no evento.

“Praia Grande evoluiu ao longo dos últimos anos no desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes. A conquista do selo Amigo da Criança demonstra que as ações realizadas estão no caminho certo”, comentou a secretária.

O Município tem investido nas questões de estrutura, formação e capacitação de profissionais, além da organização de debates e encontros sobre o tema. Para a titular da Sepros, a reunião dessas ações fez com que o trabalho praiagrandense ganhasse destaque no cenário nacional. “Ao longo dos anos, com o desenvolver do trabalho, pudemos avaliar todo o desenho das políticas públicas voltadas à crianças e adolescentes. Isso permitiu que discutíssemos sistematicamente as necessidades voltadas para esta população”, disse Nanci.

Recentemente, Praia Grande participou do Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil.

SV – O prefeito de São Vicente, Tercio Garcia, recebeu o prêmio na categoria Reconhecimento Pleno, da Fundação Abrinq, destinado aos que mais investiram em ações que modificaram a vida de crianças e adolescentes no decorrer da gestão 2009-2012.

O prefeito Tercio, que recebe o prêmio pela segunda vez, contou com ações de várias secretarias municipais para chegar ao momento de coroar o trabalho realizadoem São Vicenteem prol de crianças e adolescentes. “Projetos como Tripulantes do Futuro; Centro Educacional e Recreativo (CER); Tubo de Ensaio; Festival da Cidadania; escolinhas de esporte; Soletra São Vicente; Não dê esmola, dê oportunidade, e a ampliação e aperfeiçoamento de outros, como o Jepom, além da criação de novas creches, inclusive uma noturna, têm dado boa formação às nossas crianças e jovens, que também têm tido oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, afirmou. Ele lembrou, ainda, ações voltadas à Saúde, como a Casa do Adolescente, com atendimento na faixa d e10 a19 anos, de pediatra, ginecologistas, assistente social, enfermeira e psicóloga.

A articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança pela Secretaria de Educação (Seduc), Maria Ângela Teixeira Pouza, enfatizou sua satisfação “em poder participar de um momento que vem coroar um esforço coletivo e que fecha a gestão 2009-2012 com chave de ouro”.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: