Portugueses em SP estão muito espalhados, conclui Cônsul-Geral

Mundo Lusíada

Na altura em que assumiu funções há sete meses, o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, afirmou que era muito difícil saber número de portugueses vivendo no estado. Nestas visitas que tem feito na região metropolitana e interior de São Paulo, o cônsul conclui que realmente os luso-brasileiros estão por todo o Estado.

“Ao contrário do que acontece com Rio de Janeiro e outros estados, a comunidade luso-brasileira do Estado de São Paulo está muito espalhada pelo estado, e é muito grande” afirma. “Isso tem nos permitido ter noção de onde eles se concentram, onde estão mais presentes, continua a ser difícil quantificar, mas conseguimos perceber melhor onde podemos localizá-los. Em qualquer circunstância, é uma comunidade numerosa, muito significativa, e na minha opinião, muito importante”.

O cônsul também citou a importância e o papel das associações da comunidade. “A rede associativa portuguesa no Estado de São Paulo é fundamental para a afirmação da presença portuguesa no Estado de São Paulo. Quanto mais forte e mais vitalizada for a rede de associações das Casas de Portugal, e associações que representam Portugal no Estado de São Paulo, mais forte será o Consulado e vice-versa” defende o cônsul Lourenço.

“Uma das coisas que tenho podido testemunhar ao longo desses últimos seis meses é a forma interessante com que algumas das casas de Portugal estão já procurando responder a estes grandes desafios com que estão confrontáveis. Essas associações portuguesas desempenharam um papel muito importante aqui com a chegada dos portugueses na época migratória dos anos 40/50, foram fundamentais com mecanismos de estabelecimento dos portugueses para eles se sentirem mais confortáveis. A par delas houve também movimentos de solidariedade social através da criação das Beneficências. Tudo isso faz parte do que somos hoje aqui” fala o cônsul sobre a história, e define também o futuro a partir do presente.

“Este tempo foi passando e as casas hoje estão confrontadas com perguntas sobre o seu futuro” citou o cônsul, lembrando a importância de ações, como na Casa de Portugal do Grande ABC, que traz um jovem luso-descendente no comando. Paulo Lourenço vê a instituição com uma das que apresentam melhores condições entre as entidades luso-paulistas.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: