Portugal se desculpa com a Bolívia e admite que Morales “pode ter razões de queixa”

Mundo Lusíada
Com Lusa

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, exibe um mapa do território português com a trajetória que o avião do Presidente da Bolívia, Evo Morales, terá feito no voo entre Moscovo na Rússia e La Paz na Bolívia, na Assembleia da República, Lisboa, 09 de julho de 2013. JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, exibe um mapa do território português com a trajetória que o avião do Presidente da Bolívia, Evo Morales, terá feito no voo entre Moscou na Rússia e La Paz na Bolívia, na Assembleia da República, Lisboa, 09 de julho de 2013. JOSÉ SENA GOULÃO / LUSA

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, telefonou, em 16 de julho, para seu homólogo boliviano para emitir uma “palavra de reparação” do Governo português e admitir que o Presidente Evo Morales “pode ter razões de queixa” sobre os acontecimentos que decorreram no seu voo de Moscou para La Paz.

Paulo Portas tomou a iniciativa “como contributo de Portugal para superar a tensão entre os países Mercosul e os países da UE”, refere uma nota enviada à Lusa pelo porta-voz do ministro, Miguel Guedes.

O comunicado sublinha ainda que, no decurso da conversa com o ministro David Choquehuanca, Paulo Portas considerou que a “palavra de reparação” era devida “porque o Presidente Morales pode ter razões de queixa quanto às situações criadas no espaço aéreo europeu aquando da sua viagem de Moscou para La Paz”.

Segundo a nota, foi tomada esta iniciativa “depois de ter reunido demoradamente com os embaixadores do Mercosul na segunda-feira, sublinhando assim a singularidade da posição portuguesa, já que o nosso país sempre autorizou o sobrevoo do seu território, informou antecipadamente as autoridades bolivianas das suas decisões e não exigiu quaisquer garantias sobre a composição da comitiva do Presidente Morales”.

O texto sublinha ainda que o chefe da diplomacia portuguesa “considera da maior importância o relacionamento entre os países da UE e do Mercosul e reafirmou a prioridade atribuída por Portugal à proximidade com a América Latina”.

Ainda, Paulo Portas convidou o seu homólogo boliviano David Choquehuanca “para, em breve, visitar Portugal”.

O avião do Presidente boliviano Evo Morales foi impedido no dia 1 de julho de sobrevoar o espaço aéreo de vários países europeus por suspeita de que se encontraria a bordo o ex-consultor da NSA Edward Snowden, procurado pelos Estados Unidos, o que gerou um incidente diplomático.

Portugal impediu a aterragem para uma escala da aeronave por “considerações técnicas”, segundo referiu na ocasião um comunicado do MNE.

Numa posterior audição parlamentar na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, em 9 de julho, Paulo Portas assegurou que o Governo português autorizou “atempadamente” o sobrevoo em território nacional do Presidente da Bolívia e não colocou em risco a vida de Evo Morales e da sua comitiva.

Os países latino-americanos do Mercosul, Unasur e a própria Organização de Estados Americanos (OEA) exigiram os Governos de Portugal, Espanha, França e Itália explicações sobre este incidente.

Em 12 de julho, reunidos em Montevideu, os Presidente dos países do Mercosul (Uruguai, Argentina, Brasil, Venezuela e Bolívia), concordaram em chamar os embaixadores dos quatro países europeus em causa para explicarem as razões dos impedimentos de sobrevoo e aterragem ao avião que transportava o Presidente da Bolívia.

LEIA MAIS >> Bolívia denuncia Portugal, Espanha, França e Itália na ONU

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: