Portugal não terá Carnaval por estar em “emergência nacional”, diz Passos Coelho

Da Redação
Com agencias

Foto: Antonio Cotrim/Lusa
Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Arquivo Foto: Antonio Cotrim/Lusa

O primeiro-ministro português afirmou, em 6 de fevereiro, que o país está num ano “muito importante de emergência nacional” o que justifica a decisão do governo não conceder a tradional “tolerância de ponto” para os festejos carnavalescos.
“A terça-feira de Carnaval não é um feriado. Criou-se o hábito de, todos os anos, o Governo dar essa tolerância de ponto”, disse Pedro Passos Coelho.
“Não estamos num ano qualquer, estamos num ano muito importante de emergência nacional. Foi essa emergência nacional que fez com que o Governo propusesse a eliminação de quatro feriados”, disse.
O primeiro-ministro acusou ainda os críticos da decisão de estarem agarrados a “velhas tradições”. “Não estamos em tempo de estar a falar de tradições, estamos em tempo de saber quem é que quer lutar para vencer esta crise e quem é que quer ficar a agarrado às velhas tradições”, enfatizou Passos Coelho.

Maior dívida pública da União Europeia

A dívida pública portuguesa chegou a 110,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do terceiro trimestre de 2011, sendo assim a terceira mais alta e a terceira que mais cresceu na União Europeia, de acordo com dados do Eurostat, o centro de estatísticas europeu.
À frente de Portugal estão Grécia (159,1%) e Itália (119,6%). No “ranking” dos que têm dívida pública maior está ainda a Irlanda (104,9%).
Este valor de 110,1% para o fim do terceiro trimestre já supera o valor inscrito no Orçamento do Estado para 2012 relativo ao conjunto do ano de 2011 – 101,9% do PIB – estando já bem perto do valor antecipado para a totalidade de 2012 (110,5%).
O Eurostat, que inaugurou a publicação de dados trimestrais sobre a evolução da dívida, cifra em 87,4 % do PIB a dívida pública média nos 17 países da Zona Euro e em 82,2% no conjunto dos 27 Estados-membros da União Europeia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: