Portugal está na “moda”, diz Portas sobre crescimento do turismo e exportações

Da Redação
Com Lusa

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, à chegada para a apresentação das alterações à legislação sobre os 'Vistos Gold', que alarga o investimento de estrangeiros a outras áreas, como a ciência, cultura e reabilitação urbana, na Presidência do Conselho de Ministros em Lisboa. MIGUEL A. LOPES/LUSA
Foto Arquivo. MIGUEL A. LOPES/LUSA

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, apresentou Portugal, em 11 de abril, como um país que está na “moda”, e considerou que o turismo é de qualquer forma um setor sustentável, pois existem muito boas razões para visitar uma região com um `mix` especial.

“Portugal está manifestamente na moda e eu acho que o turismo é sustentável, para além da moda, em Portugal. Há muitas boas razões para vir ao nosso país”, afirmou Paulo Portas, em declarações aos jornalistas durante uma visita à 13ª edição da feira de Viagens “Mundo Abreu”, que decorreu no fim-de-semana em Lisboa.

Sublinhando que existem hoje em dia “muitas razões diferentes de muitos públicos diferentes para escolher Portugal como destino”, o vice-primeiro-ministro falou do `mix` que acha que mais nenhum outro país pode oferecer.

“Tem sol, tem oceano, tem rio, tem praia, tem golf, tem `shopping`, tem surf, tem gastronomia, tem patrimônio, tem história, tem boas vias de acesso, é um país hospitaleiro, os portugueses acedem com facilidade a línguas”, sustentou, questionando quantos países podem oferecer tudo isto ao mesmo tempo.

Escusando-se a falar de matérias partidárias, Paulo Portas, que é também líder do CDS-PP, destacou ainda o fato do crescimento do setor do turismo ser “obra do setor privado”, com o Estado a ter apenas um papel de “facilitar”.

“Essencialmente quem faz o turismo e quem capta o turismo e quem promove o turismo é Portugal como destino e são as empresas do setor e o comportamento delas tem sido absolutamente extraordinário”, notou.

A este propósito, o vice-primeiro-ministro recordou o crescimento do setor do turismo em 2014, com um acréscimo de 11% em visitantes e 12% na rentabilidade dos hotéis. “É um sinal que a economia está melhor, que o turismo dá um contributo muito importante para que a economia esteja melhor, que as exportações beneficiam do turismo. Acho que se vê com bastante nitidez que há uma procura muito grande”, acrescentou.

Além disso, continuou, as exportações portuguesas passaram de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) para mais de 40% no espaço de cinco anos. “Quando já se está em mais de 40% do PIB é evidente que é mais difícil continuar a subir, mas, ainda assim, apesar de janeiro ter sido mais frágil, fevereiro recuperou, as exportações estão no positivo, estão em retoma, estão a crescer sobre um recorde, acho isso muito positivo”, referiu.

“As exportações, há poucos anos, eram 28% e agora estão acima dos 40% do PIB, bateram o recorde em 2013 e 2014 e, ao contrário do que pensavam alguns céticos, agora, em 2015, estão a crescer, e têm dado um grande sinal ao País”, afirmou o Vice-Primeiro-Ministro.

Paulo Portas afirmou-se ainda convencido de que “em 2015 os números do turismo vão continuar a crescer e todos sabemos que é um setor que é decisivo para o crescimento da nossa economia”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: