Portugal está a saber olhar além da crise, diz Celso Amorim

Da Redação
Com Lusa

O presidente português Cavaco Silva, recebe o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim durante encontro no Palácio de Belém, em Lisboa, 17 de outubro. Foto: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

 

O ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, em sua visita oficial disse que Portugal está a saber olhar para além da atual crise econômica que atravessa, sublinhando que projetos importantes, como a defesa do país, devem ser mantidos. “O que percebi, inclusive no meu encontro com o primeiro-ministro (Passos Coelho), é que Portugal está a saber olhar além da crise”, referiu o ministro.
Amorim teve um encontro com o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras. Segundo Amorim, “nos anos de bonança, houve muitos investimentos portugueses no Brasil e o país começa a retribuir fazendo investimentos” em Portugal.
“Eu sei que haverá um processo de privatizações e é muito provável que empresas brasileiras participem e há áreas (…) que são de uso duplo, civil e militar”, afirmou. “Acho muito importante que esta cooperação se desenvolva também nas áreas mais modernas. Na área de software Portugal tem um desenvolvimento importante neste setor e o Brasil na área de defesa cibernética e outros aspetos da eletrônica”, referiu o ministro brasileiro.
O ministro Aguiar Branco, por seu lado, sublinhou que foram tratados vários pontos na reunião com Celso Amorim, como o “do projeto de parceria entre Portugal e a Embraer (empresa brasileira) no que diz respeito à construção do novo avião”. Em setembro de 2010, o Governo português e a Embraer anunciaram a participação de Portugal no programa de desenvolvimento do jato de transporte militar KC-390.
Segundo o Governo português, devido às medidas de austeridade, o Ministério da Economia passou a liderar a gestão desse dossier com a Embraer. Ele adiantou que é “previsível a participação portuguesa na construção” daquele avião.
Segundo Aguiar-Branco, no âmbito da CPLP, também foram discutidos alguns pontos que serão tratados no final de novembro, na cimeira que vai realizar-se em Cabo Verde. Além disso, Celso Amorim convidou seu homólogo para vir ao Brasil, o que deve acontecer no primeiro trimestre de 2012.
Depois de se encontrar também com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, e com o Presidente português Cavaco Silva, o ministro brasileiro segue viagem, que tem como próxima etapa a França.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: