Portugal e China têm mesmos pontos de vista sobre questões mundiais

 

Divulgação/Portal do Governo

Durante o Fórum de Cooperação na área dos Negócios, em Xangai, a que presidiu o Primeiro Ministro português, e que contou com a participação de empresas nacionais e chinesas, diversos acordos foram celebrados.

Durante a abertura do Fórum de Negócios entre Portugal e China, Sócrates falou das relações "maduras" entre Pequim e Lisboa, e citou a realização da próxima cimeira entre a União Européia e a China que acontece em novembro de 2007, durante a presidência portuguesa no bloco. Segundo o primeiro-ministro, a Europa está consciente do peso da China enquanto potência emergente, divulgou o Diário Económico, de Lisboa. "A Europa tem consciência disso e a vontade da presidência portuguesa é colaborar para que as questões que estão em cima da mesa entre União Européia e China sejam resolvidas e que os acordos em negociação sejam ratificados".

"Portugal pode oferecer muito à internacionalização da economia chinesa. Basta olhar para o mapa para se perceber logo a localização central de Portugal", disse Sócrates, advogando que o país poderá proporcionar "oportunidades não apenas na Europa, mas também nos continentes africano e sul-americano, em especial no Brasil".

Em Xangai, Sócrates ainda visitou o Centro de Exibição do Plano de Urbanização de Xangai, onde foi mostrada à comitiva portuguesa uma maqueta gigante do que será Xangai na próxima década, prevendo-se até mesmo a construção do maior arranha-céus do mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: