Portugal confirma chegada da segunda remessa de vacinas Covid-19

Mundo Lusíada Com Lusa

A segunda entrega das vacinas da Pfizer-BioNTech contra a covid-19, com 70.200 doses, já chegou a Portugal, revelou a ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhando que o país não foi afetado por um atraso da empresa farmacêutica.

“Portugal recebeu já a quantidade de vacinas desta segunda entrega que estava prevista e, portanto, não fomos atingidos por esse transtorno na entrega que terá atingido outros países. O que tínhamos previsto desde o início é que haveria entregas no dia 28, que ainda não terminou, e sabemos que este é um processo complexo do ponto de vista logístico”, afirmou a governante, aludindo ao atraso da segunda entrega já reportado em Espanha.

A Pfizer Espanha divulgou que “esta noite foi informada pela sua fábrica em Puurs (Bélgica) do atraso dos envios para oito países europeus, incluindo Espanha, devido a um problema no processo de carregamento e expedição”.

Em declarações prestadas no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde assistiu a mais uma ação de vacinação de profissionais de saúde, Marta Temido explicou que esta entrega “já se materializou em parte para o aeroporto do Porto” e que será também distribuída “para a continuação deste processo de vacinação em mais hospitais do Serviço Nacional de Saúde e também já nas primeiras unidades de cuidados de saúde primários” do país.

“Aguardamos ainda o transporte – que se prevê que seja direto – para o arquipélago dos Açores e para o arquipélago da Madeira”, acrescentou a ministra, que indicou que Portugal estima receber “79.950 entregas em cada uma das quatro semanas de janeiro” e que tem a convicção de que o país vai “conseguir superar essas circunstâncias que hoje afetaram alguns países”.

Portugal contabiliza pelo menos 6.619 mortos associados à covid-19 em 394.573 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Atraso resolvido
A nova entrega de vacinas da Pfizer-BioNTech em Espanha, foi adiada para terça-feira, confirmou o ministério espanhol da Saúde.

Simultaneamente, a Pfizer Espanha reportou numa declaração pública que “esta noite foi informada pela sua fábrica em Puurs (Bélgica) do atraso dos envios para oito países europeus, incluindo Espanha, devido a um problema no processo de carregamento e expedição”.

No entanto, apesar de a próxima entrega de vacinas ter sido “adiada por algumas horas e chegue a Espanha na terça-feira para a continuação da vacinação em todo o país”, o governo espanhol esclareceu que a empresa farmacêutica informou que “a situação já foi resolvida”

As primeiras 9.750 vacinas da Pfizer/BioNTech chegaram a Espanha no sábado, provenientes da Bélgica em dois contentores, os mesmos que foram enviados a cada estado membro da União Europeia (UE) para esta “primeira entrega simbólica”, como explicou este domingo o diretor geral da Pfizer Espanha, Sergio Rodríguez.

À primeira entrega de vacinas seguir-se-ia a remessa de 350 mil doses inicialmente previstas para esta segunda-feira, uma quantidade que será recebida todas as segundas-feiras das próximas 12 semanas até atingir um total de 4,5 milhões de doses, que vão ser administradas na primeira fase aos grupos prioritários.

A Comissão Europeia contratou com a Pfizer/BioNTech um total de 200 milhões de doses, das quais a Espanha receberá 10 por cento – cerca de 20 milhões.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,7 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 6.619 em Portugal, que iniciou vacinação domingo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: