Portugal apresenta plano de desconfinamento em 11 de março

Mundo Lusíada
Com Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou nesta sexta-feira que o Governo português apresentará no dia 11 de março o plano de desconfinamento, adiantando que será gradual em termos de abertura de atividades.

Este calendário foi adiantado por António Costa em conferência de imprensa, no Palácio Nacional da Ajuda, no final da reunião do Conselho de Ministros sobre o novo período de estado de emergência em Portugal, que se inicia na terça-feira e se estende até 16 de março.

Costa considerou natural que o desconfinamento comece pelas escolas, lembrando que Governo “resistiu o mais que pôde” ao seu encerramento e foi a última medida restritiva tomada.

“Quanto às escolas, é sabido que o Governo resistiu o mais que pôde à necessidade de encerramento das escolas porque temos bem consciência do custo elevadíssimo que tem para o desenvolvimento da personalidade das crianças, para o seu processo de aprendizagem e é um dos maiores fatores de desigualdade no conjunto destas medidas”, afirmou.

Tendo sido a “última medida” tomada pelo executivo para o confinamento em vigor, o primeiro-ministro admitiu: “é natural que seja também a primeira medida que venhamos a tomar seja iniciar o desconfinamento pelas escolas”.

Fase perigosa

O primeiro-ministro avisou que se vive neste momento “uma fase perigosa” e de “ilusão” ao pensar que “o pior já está totalmente ultrapassado”, alertando para a subida ligeira do índice de transmissibilidade devido a uma maior mobilidade.

“Neste momento vivemos numa fase perigosa que é haver a ilusão de que o pior já está totalmente ultrapassado e que não corremos o risco de regredir. Se há algo que todos temos que nos empenhar é não regredir relativamente áquilo que tão duramente tem sido conquistado com o sacrifício dos portugueses ao longo desta semanas”, disse António Costa na conferência de imprensa.

O primeiro-ministro chamou atenção para o fato de se ter verificado nas últimas semanas uma maior mobilidade e do índice de transmissibilidade (Rt) ter registrado “uma ligeira subida”, apesar do número de casos confirmados e internações diminuíram.

“Verificamos que conforme os resultados têm vindo a melhorar o grau de confinamento voluntário tem vindo a diminuir. Há dados que demonstram que há uma maior mobilidade, como se vê o Rt teve uma ligeira subida, há uma ligeira desaceleração da redução do número de casos”, sublinhou.

Segundo António Costa, o Rt subiu ligeiramente de 0,66 para 0.68.

As medidas de confinamento vão manter-se no próximo período de estado de emergência, entre 02 e 16 de março.

Em Portugal, morreram 16.243 pessoas dos 802.773 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: