Porto assina acordos com o Brasil nas areas de sustentabilidade e mobilidade

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto. Foto Reprodução: RTP
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto. Foto Reprodução: RTP

Da Redação
Com Lusa

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, terminou em 26 de abril uma visita de dois dias às cidades brasileiras de Curitiba e do Rio de Janeiro onde estabeleceu acordos de cooperação em áreas como a sustentabilidade e mobilidade.

Rui Moreira, que esteve acompanhado pelo vereador do pelouro da Inovação e Ambiente, Filipe Araújo, manifestou na Prefeitura do Rio de Janeiro o interesse do Porto integrar a rede C40, que congrega metrópoles de todo o mundo referenciais em sistemas amigos do ambiente e sustentabilidade.

O C40, de que Curitiba também faz parte, é atualmente presidido pelo prefeito do Rio de Janeiro. Nesta cidade foram também estudadas formas de parceria na área do turismo e promoção internacional da marca Porto (o Brasil é já o terceiro país de origem de turistas na cidade do Porto).

Em Curitiba, Rui Moreira acordou a assinatura de um protocolo de cooperação nas áreas da mobilidade de nova geração, gestão de resíduos e recursos hídricos assim como a persecução de candidaturas comuns das duas cidades a projetos no âmbito dos fundos europeus e brasileiros, aproximando ainda mais o meio empresarial e académico das duas cidades.

Na capital do Paraná, está em curso um projeto de mobilidade elétrica promovido pelo português CEiiA -Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel.

No final de um encontro com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e com a vice-prefeita, Mirian Gonçalves, Rui Moreira lembrou que esta é “a cidade brasileira que melhor qualidade de vida oferece aos seus cidadãos e é uma referência mundial. Sendo, por isso, uma referência para o Porto”.

“Falamos muito em tornar a cidade do Porto numa cidade mais confortável e mais interessante. Isso exige uma mobilidade mais inteligente e virada para os cidadãos. O que nos importa não é tanto o modo de transporte, mas a forma como o transporte resolve a vida dos cidadãos, aproximando as zonas mais desfavorecidas do centro da cidade e assim melhorar as possibilidades de escolha de cada um a cada momento e interessa-nos, também, que tudo isto seja feito gastando menos recursos e mais sustentável do ponto de vista ambiental e financeiro”, acrescenta o autarca, em comunicado à Lusa.

No texto do protocolo a estabelecer com Curitiba fica acordado que as duas cidades vão desenvolver “projetos que potenciem a criação de parcerias de longa duração em setores de conhecimento intensivo, que fomentem o desenvolvimento económico local de cada uma das cidades, nomeadamente nas micro, pequenas e médias empresas”.

O plano de ação acordado estabelece que o Porto e Curitiba vão promover “o desenvolvimento de um projeto-piloto na área das Smart Cities com elevado enfoque na componente da mobilidade de nova geração, assim como no desenvolvimento de centros de monitorização e de operações, que incluam indicadores de qualidade de vida urbana, sensorização distribuída, processamento e análise de dados em larga escala, e gestão de operação”.

Ficou também estabelecido que as duas cidades se comprometem a “promover o desenvolvimento colaborativo de soluções de mobilidade de nova geração para cidades, tendo por base as parcerias tecnológicas já existentes nos municípios, nomeadamente com ITAIPU Binacional e o CEIIA, e envolvendo também universidades e centros de saber de referência de cada uma das regiões”.

O Porto e Curitiba querem ainda “promover a participação ativa em redes de cooperação e de promoção do tema Smart Cities a nível internacional, nomeadamente nos grupos desenvolvidos no âmbito do C40 e da rede EUROCITIES”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: