Pequim perdoa dívidas de 33 países africanos

Em comunicado do Ministério do Comércio, o governo chinês anunciou o perdão da dívida aos países africanos menos desenvolvidos e aos países com dívidas mais pesadas, sem referir quais os países beneficiários da medida chinesa. Todos os países africanos de língua oficial portuguesa fazem parte do grupo de países menos desenvolvidos.

O ministério não revelou o valor dos empréstimos, que venceram em 2005, mas adiantou que o perdão da dívida se insere na série de iniciativas a que a China se comprometeu no passado mês de Novembro, durante a cimeira de chefes de estado e de governo do Fórum de Cooperação Sino-Africano (FOCAC).

As políticas de ajuda a África que a China anunciou durante a cimeira do FOCAC incluem a atribuição de empréstimos preferenciais, a criação de um fundo sino-africano de desenvolvimento para uso de empresas e o perdão das dívidas dos países africanos menos desenvolvidos, como é o caso de Moçambique.

Pequim prometeu ainda facilitar a entrada de produtos africanos na China, aumentando de 190 para 440 o número de produtos isentos de tarifas de importação à entrada no mercado chinês, e estabelecer, nos próximos três anos, cinco zonas de cooperação comercial e econômica na África.

Entre 30 de Janeiro e 10 de Fevereiro, o presidente chinês Hu Jintao visita o Sudão, Camarões, Libéria, Zâmbia, Namíbia, África do Sul, Seicheles e Moçambique.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: