Partido pede “transparência” no Porto Espacial de Santa Maria

Da Redação
Com Lusa

O coordenador regional do BE/Açores, António Lima, exigiu, em visita a Santa Maria, “total transparência” no desenvolvimento do projeto do Porto Espacial na ilha, que prevê o lançamento de microssatélites.

O deputado no parlamento açoriano pretende que “este projeto, tal como qualquer outro projeto estruturante para qualquer uma das ilhas dos Açores, seja um projeto que seja feito com total transparência”, acrescentando que o partido “não abdica de utilizar todos os instrumentos que tem ao seu dispor para garantir a transparência deste processo e que os marienses tenham, ainda, uma palavra definitiva a dizer sobre este projeto”.

Para garantir que a população local seja ouvida sobre esta matéria, o Bloco de Esquerda não abdica de “todos estes instrumentos, inclusive o referendo local”, garante o coordenador regional do partido.

António Lima falava à saída de uma visita à estação da ESA na ilha de Santa Maria, onde terminou a visita do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda à ilha, iniciada na terça-feira.

O parlamentar afirmou que a estação “é um investimento que tem sido importante para a ilha de Santa Maria, que é criador de emprego, mas, ainda mais importante, é criador de uma mais-valia para os Açores e para a ilha de Santa Maria em particular”.

A estação Galileo Sensor Station, que monitoriza a órbita dos satélites Galileo, enquadra-se, a par do Porto Espacial, “numa área tecnológica que, a ter desenvolvimento, será, sem dúvida, essencial para o desenvolvimento da ilha de Santa Maria e para o seu progresso social e econômico”.

Ainda assim, o BE/Açores exige que “os seus benefícios sejam apresentados com estudos, que sejam credíveis, e que sejam apresentados à população e que, como o Bloco de Esquerda já apresentou na Assembleia Municipal de Vila do Porto, sejam estudados também do ponto de vista da segurança, da saúde pública e do ponto de vista ambiental”.

Durante a visita de dois dias à ilha, que terminou hoje, os deputados regionais do Bloco de Esquerda reuniram com responsáveis da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, da Associação Agrícola e da Câmara Municipal de Vila do Porto, entre outros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: