Para PSD, Portugal está no mesmo caminho que a Grécia

Da Redação Com agencias

 

A presidente do PSD considerou que Portugal está "rigorosamente no mesmo caminho" da situação da Grécia em termos econômicos e que, se nada for feito, em dois anos poderá ficar em situação idêntica ou pior.

Manuela Ferreira Leite falava durante uma conferência promovida pela Câmara de Comércio Luso Francesa, num hotel de Lisboa, em 24 de fevereiro. "A verdade é que, não tendo nós os mesmos números da Grécia, estamos rigorosamente no mesmo caminho. E, portanto, a evolução do nosso endividamento, a evolução do nosso déficit das contas públicas está exatamente no mesmo caminho que está a Grécia", declarou a presidente do PSD. "Isto é: não façamos nada e daqui a dois anos estamos com estatísticas tão más ou piores do que a Grécia", acrescentou.

Segundo a ex-ministra das Finanças, é por isso que Portugal está atualmente "sob os holofotes das instituições financeiras". "É evidente que os mercados e as instituições financeiras não vão permitir que haja um segundo país que chegue ao ponto a que chegou a Grécia. Portanto, quando veem que estamos no mesmo caminho, o melhor é travá-lo já", sustentou Manuela Ferreira Leite.

Segundo ela, Portugal está com um aumento do endividamento da ordem dos 10% e em 2 anos estaria na mesma situação que a Grécia. “É bom nós estarmos todos conscientes de que a forma como se olha a Grécia é a mesma forma com que se olha Portugal".

A crise financeira na Grécia foi agravada por uma greve geral realizada quarta-feira, 24 de fevereiro, que foi convocada pelas grandes centrais sindicais para criticar as medidas adotadas pelo governo socialista para tirar o país da crise sem precedentes. Segundo agencias internacionais, a greve deve provocar o fechamento das escolas, prédios públicos e tribunais, além de reduzir o trabalho em bancos, hospitais e grandes empresas do setor público.

Deixe uma resposta