Panificadores do ABC participam de programa para reduzir desperdício

As padarias filiadas ao SIPAN/AIPAN-ABC (Sindicato e Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Grande ABC) estão participando do Programa Alimento Seguro (PAS), do Sebrae-SP. Além de reduzir o desperdício no processo produtivo, os panificadores oferecem mais qualidade ao consumidor. 

Antonio Carlos Henrique (presidente SIPAN), Wanderley Arliani (Makro Atacadista), José Paulino (presidente AIPAN), Virgílio Nunes (Samara Pães e Doces) e José Bidarra (Tranza Pães e Doces)

 

O processo de implantação do PAS, que visa conscientizar e orientar os empreendimentos sobre as boas práticas durante a produção, o transporte, a manipulação e a estocagem de alimentos, já está em fase de conclusão em 22 padarias do Grande ABC. A previsão de era de aplicar o PAS em outras 30 padarias da região até o fim de setembro.  

“Esperamos que até o fim de setembro, outras 30 padarias da região participem do programa. A implantação do PAS é de suma importância pois eleva a qualidade da higiene, do atendimento, da gestão das padarias e dos produtos oferecidos ao consumidor final e, conseqüentemente, aumenta nossa competitividade até mesmo contra concorrentes indiretos que oferecem os mesmos produtos que oferecemos”, ressalta Antonio Carlos Henriques, vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação (Abip) e presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria da Região do ABC.  

A aplicação do PAS nas padarias do Grande ABC é parte do “Projeto Multiplicando os Pães”, desenvolvido pelo Sebrae e que conta com o apoio do Sipan-ABC, do Senai, da Vigilância Sanitária da região e da Souza Cruz. Recomendado por organismos internacionais como OMC (Organização Mundial do Comércio), FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e OMS (Organização Mundial de Saúde), o PAS foi desenvolvido para garantir a produção de alimentos seguros à saúde do consumidor, tornando as micro e pequenas empresas competitivas e ampliando as possibilidades de conquista de novos mercados, principalmente o externo.  

Para a inserção do PAS nas padarias da região, houve um custo de R$ 4 mil por estabelecimento, sendo que 80% do montante foi financiado pelo Sebrae-SP e 20% pelo Sipan-ABC, com o apoio da Souza Cruz.  

Criado em 1942, o Sipan-ABC foi reconhecido legalmente em 1944 pelo Ministério do Trabalho, sendo hoje a entidade de representação legal da categoria econômica dos Industriais de Panificação e Confeitaria baseados nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O órgão dispõe aos seus associados cursos de qualificação e requalificação aos funcionários, e ainda suporte ao empresário em todas as áreas – jurídica, comercial entre outras.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: