Países ricos devem dar dinheiro para projetos de desenvolvimento, diz Lula

 

Ricardo Stuckert/PR

Presidente Lula durante sessão plenária do Fórum Econômico Mundial sobre novas estratégias para a erradicação da fome.

“É preciso parar com a mania dos países ricos darem dinheiro para governantes que, às vezes, nem aplicam o dinheiro corretamente naquilo para o qual foi destinado”, disse ele, durante exposição no Fórum. “É preciso que o investimento seja em projetos de desenvolvimento, porque isso gera emprego, gera riqueza e gera melhoria na qualidade de vida do povo do continente (América Latina).”

Como exemplo de projeto que demandaria essa mudança de atitude, Lula citou o biodiesel. Para ele, em vez de fabricar álcool a partir do milho, que pode servir para a alimentação dos rebanhos, os Estados Unidos deveriam financiar projetos para produzir biodiesel em países em desenvolvimento, contribuindo para a despoluição do mundo e a geração de empregos. “Quem sabe, quando a gente chegar nesse momento, o mundo vá viver mais tranqüilo, com menos guerra”, afirmou.

Lula disse ainda que os governos sul-americanos têm que assumir sua parcela de responsabilidade pelos problemas que o continente enfrenta. “Eu tenho dito a todos os dirigentes sul-americanos que nós precisamos parar de viajar pelo mundo chorando a nossa miséria e encontrando culpado para a nossa desgraça”, disse ele. “Muitas vezes a responsabilidade é nossa e, ao invés de ficarmos procurando outros culpados, nós temos que dizer o que nós queremos fazer, assumir compromissos soberanos com o nosso povo e fazê-lo sem medo de errar”, completou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: