ONU recebe ministro português do Exterior

Quarta – feira | 03 JUN 09

Encontro com Secretário-Geral aconteceu em Nova York; Luís Amado debate o papel da língua portuguesa nas Nações Unidas.

Por Mônica Villela Grayley

Da Rádio ONU em Nova York

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, foi recebido nesta terça-feira, 02 de junho, pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em Nova York.

De acordo com o governo de Portugal, Amado deve discutir com Ban o papel do português nas Nações Unidas e a contribuição da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) à organização.

Os dois também devem debater a participação de Portugal em missões de paz no Timor-Leste e na Guiné-Bissau, outros dois países lusófonos. Os ataques piratas na costa da Somália e a situação no Chade também devem fazer parte da agenda.

O ministro português aproveita a viagem para se encontrar com alguns representantes dos países-membros da ONU para falar sobre a candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança em 2011.

A visita de Luís Amado à ONU é parte de uma viagem aos Estados Unidos, que também o leva à Casa Branca para um encontro com a secretária americana de Estado, Hillary Clinton. Ele deve ficar nos Estados Unidos até sexta-feira, dia 05.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: