Obra analisa vida dos políticos do país

A Publifolha divulga o livro de Fernando Rodrigues, "Políticos do Brasil". Considerada a maior pesquisa sobre a vida dos políticos no país, o autor buscou informações de 1.871 homens e mulheres que comandam a nação. 

A obra traz informações inéditas coletadas em 3.570 registros sobre o patrimônio declarado de candidatos vencedores em 1998 e em 2002, compilados ao longo de mais de cinco anos de análise e estudo. 

O jornalista Fernando Rodrigues faz ainda uma análise sobre a atividade política no Brasil e das pessoas que a exercem, ajudando a compreender quem são e o que possuem para comandar a nação. 

Dividida em três partes, a obra trata do patrimônio dos políticos, do perfil estatístico, e as características do sistema político e considerações sobre o voto. 

Desde a distribuição do patrimônio pessoal dos políticos, e coincidências entre o sucesso na política e ascensão social; as omissões sobre o valor de bens; listas de políticos que mandam no país nos níveis federal, estadual (nos 26 Estados) e distrital (no Distrito Federal); uma descrição do sistema político-eleitoral, além de uma reflexão sobre a cobrança de responsabilidade dos eleitos, entre outras questões são abordadas. 

Rodrigues analisou declarações de bens e os dados eleitorais do presidente e do vice-presidente da República, dos 27 governadores e 27 vice-governadores, dos 513 deputados federais, dos 81 senadores e seus 162 suplentes e dos 1.059 deputados estaduais e distritais, divulga sua assessoria. Em resumo, os 1.871 principais políticos que comandam o país nos planos federal, estadual e distrital. 

As tabelas utilizadas nas análises também foram publicadas, no final do livro. Também tem para consulta, o cargo para o qual cada político foi eleito, o partido, unidade da Federação (UF), a votação obtida e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). “O conhecimento do CPF de um político é uma ferramenta útil ao eleitor: permite a checagem da situação dos candidatos a cargos públicos junto à Receita Federal e outros órgãos governamentais – embora pendências nem sempre sejam sinônimo de irregularidade” ressalta o autor. 

Fernando Rdrigues, ganhador de três Prêmio Esso de jornalismo, é repórter e colunista da Folha de S.Paulo, e jornalista desde 1985. Já foi correspondente da Folha em Nova York, Tóquio e Washington.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: